Experimentações com o Cordel no jogo teatral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19897

Palavras-chave:

Jogos Teatrais, Literatura de Cordel, Procedimentos criativos, Pedagogia das artes cênicas

Resumo

Pretende-se analisar estratégias e abordagens de cruzamento entre o jogo teatral na sala de aula e a literatura de cordel, visando o aprimoramento dos estudantes em cena e uma aproximação com o cordel e suas características. Os procedimentos têm em vista uma experiência multidisciplinar na qual alunos participantes possam vivenciar aspectos fundamentais dos jogos teatrais e da literatura de cordel tradicional. A experimentação conjunta parte de aspectos fundamentais da escrita de cordel: a métrica e a rima, que se transformam em regras de jogo nas proposições metodológicas. Da mesma maneira, os aspectos fundamentais para os jogos spolinianos – o “quem”, o “onde” e o “o quê” – podem servir de princípio para a produção de folhetos, incentivando a produção de dramaturgia sem cordel.

Biografia do Autor

  • Lara Barbosa Couto, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

    Atriz, pesquisadora e professora. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Professora na Universidade Federal de Alagoas. Formada em Interpretação Teatral (bacharelado) pela Escola de Teatro da UFBA. Como atriz, participou de diversos espetáculos, dentre os quais: Atire a Primeira Pedra (quatro vezes indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2008), A pedra do meio dia (espetáculo infanto-juvenil do grupo Criaturas Cênicas, vencedor do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, para montagem de repertório), Festival de Dramaturgia Quatro Cravos para EXU, As quatro meninas (direção de Rita Rocha) e Dorotéia (espetáculo contemplado como Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, com o edital do Programa BNB de Cultura para circulação de espetáculos e do Prêmio Especial por Inovação e Criatividade do Oitavo Festival Internacional de Teatro Estudantil, realizado pela Universidade Nacional de Belaurus). Como diretora, participou dos espetáculos Medéia, manual da esposa má (Grupo VS Melindres) e Otelo (Avessos Núcleo) Como docente, lecionou na Escola de Teatro da UFBA como professora substituta e atualmente integra o corpo docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha. É integrante do Colectivo Âmbar: Rede latinoamericana de artistas cênicos. . Vencedora do Prêmio PUBLIC na categoria Artes, em 2011. 

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Publicado

2020-11-29 — Atualizado em 2020-12-10

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Artigos - Seção temática

Como Citar

Experimentações com o Cordel no jogo teatral. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 162–180, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.19897. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/19897. Acesso em: 19 dez. 2024.

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