As mensagens por trás dos métodos
o legado pedagógico autoritário em aulas e ensaios da dança cênica ocidental
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20375Palavras-chave:
Dança, Dança-educação, Métodos de ensino, AutoritarismoResumo
Este estudo revela informações sobre a herança de métodos de ensino autoritários transmitidos no campo da dança e sobre as possibilidades de incorporar elementos do pensamento educacional progressista do século XX em aulas e ensaios de dança. Para expor e investigar as raízes dessa herança pedagógica perturbadora e as ideologias que a sustentam, uma definição e exposição de comportamentos autoritários ou destrutivos no ensino da dança são apresentadas. Depois, mostramos uma visão geral de como a comunidade da dança tem respondido. Espera-se que esse desmascaramento das práticas e filosofias do ensino de dança possa abrir caminho para ambientes de aprendizado mais saudáveis e mais humanos para estudantes de dança e dançarinos profissionais.
Referências
CHRISTIE, Richard. Authoritarianism Re-examined em Studies in the Scope and Method of the Authoritarian Personality: Continuities in Social Research, ed. Richard Christie and Marie Jahoda. Glencoe, IL: Free Press, 1954.
COHEN, Ze’eva. Transcrição de entrevista não-publicada de Monica Moseley. Oral History Project, Dance Division, New York Public Library, Out./Nov, 2000.
DALE, Grover. Remembering Robbins: A Dancer’s Adventure. Journal for Stage Directors and Choreographers. 1998. v. 11, no. 2.
DE MILLE, Agnes. Speak to Me, Dance with Me. New York: Popular Library, 1973.
EASTON, Carol. No Intermissions: The Life of Agnes de Mille. New York: Da Capo, 1996.
FLENDER, Nicole. Every Class Has a Silver Lining, Dance Spirit, Maio/Jun., 2003.
GREEN, Harris. Three Views of Kirkland’s Grave, Ballet Review, 1987. v. 14, no. 4.
GROSSWILER, Paul. The Method Is the Message: Rethinking McLuhan through Critical Theory. Montreal: Black Rose Books, 1998.
GRUEN, John. People Who Dance: 22 Dancers Tell Their Own Stories. Pennington, NJ: Princeton Book Company, 1988.
HAMILTON, Linda H. 1998. Advice for Dancers: Emotional Counsel and Practical Strategies. San Francisco: Jossey-Bass; e Loren, Teri. 1978.
HAYDEN, Melissa. Dancer to Dancer: Advice for Today’s Dancer. Garden City, NY: Anchor, 1981.
HAYS, Joan. Erick Hawkins: The Studio Perspective, Journal of Physical Education, Recreation, and Dance, 1986.
HOROSKO, Marian; KUPERSMITH, Judith R. F. The Dancer’s Survival Manual: Everything You Need to Know about Being a Dancer . . . Except How to Dance. New York: Harper and Row, 1987.
JACOB, Ellen. Dancing: A Guide for the Dancer You Can Be. New York: Danceways, 1981.
JOWITT, Deborah. Anna at Eighty-five, Dance Magazine, Ago/1995.
JOWITT, Deborah. Not Just Any Body: Advancing Health, Well-being and Excellence in Dance and Dancers. Owen Sound, Ontario: Ginger Press, 2001.
KAST, Maggie. Martha’s Hand, Contact Quarterly, Set/Out. 1999.
KOSTELANETZ, Richard. Merce Cunningham: Dancing in Space and Time. New York: Da Capo, 1992.
LAWRENCE, Greg. Dance with Demons: The Life of Jerome Robbins. New York: G. P. Putnam, 2001.
LOUIS, Murray. Inside Dance. New York: St. Martin’s, 1980.
MCDONAGH, Don. Martha Graham: A Biography. New York: Praeger, 1973.
NADEL, Myron. 21 de setembro de 2004. Entrevista concedida à autora.
NAGRIN, Daniel. Gravação da aula Acting Techniques for Dance Performance, no American Dance Festival na Duke University, Durham, NC. Jul/1982
PERCIVAL, John. Back from the Living Dead. Dance and Dancers, Fev./1987.
PERLMUTTER, Donna. Shadowplay: The Life of Antony Tudor. New York: Viking, 1991.
SOARES, Janet Mansfield. Louis Horst: Musician in a Dancer’s World. Durham, NC: Duke Univ. Press, 1992.
TAYLOR, Paul. Private Domain. San Francisco: North Point Press, 1998.
TOBIAS, Tobi. A Conversation with Paul Taylor and George Tacit. Dance Magazine, 1985.
TOBIAS, Tobi. Books, New York, 1986.
TOPAZ, Muriel. Undimmed Lustre: The Life of Antony Tudor. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2002.
VAUGHAN, David. Media. Ballet International,1986, v. 9, no.12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raquel Pires Cavalcanti
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.