As mensagens por trás dos métodos
o legado pedagógico autoritário em aulas e ensaios da dança cênica ocidental
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20375Palavras-chave:
Dança, Dança-educação, Métodos de ensino, AutoritarismoResumo
Este estudo revela informações sobre a herança de métodos de ensino autoritários transmitidos no campo da dança e sobre as possibilidades de incorporar elementos do pensamento educacional progressista do século XX em aulas e ensaios de dança. Para expor e investigar as raízes dessa herança pedagógica perturbadora e as ideologias que a sustentam, uma definição e exposição de comportamentos autoritários ou destrutivos no ensino da dança são apresentadas. Depois, mostramos uma visão geral de como a comunidade da dança tem respondido. Espera-se que esse desmascaramento das práticas e filosofias do ensino de dança possa abrir caminho para ambientes de aprendizado mais saudáveis e mais humanos para estudantes de dança e dançarinos profissionais.
Referências
CHRISTIE, Richard. Authoritarianism Re-examined em Studies in the Scope and Method of the Authoritarian Personality: Continuities in Social Research, ed. Richard Christie and Marie Jahoda. Glencoe, IL: Free Press, 1954.
COHEN, Ze’eva. Transcrição de entrevista não-publicada de Monica Moseley. Oral History Project, Dance Division, New York Public Library, Out./Nov, 2000.
DALE, Grover. Remembering Robbins: A Dancer’s Adventure. Journal for Stage Directors and Choreographers. 1998. v. 11, no. 2.
DE MILLE, Agnes. Speak to Me, Dance with Me. New York: Popular Library, 1973.
EASTON, Carol. No Intermissions: The Life of Agnes de Mille. New York: Da Capo, 1996.
FLENDER, Nicole. Every Class Has a Silver Lining, Dance Spirit, Maio/Jun., 2003.
GREEN, Harris. Three Views of Kirkland’s Grave, Ballet Review, 1987. v. 14, no. 4.
GROSSWILER, Paul. The Method Is the Message: Rethinking McLuhan through Critical Theory. Montreal: Black Rose Books, 1998.
GRUEN, John. People Who Dance: 22 Dancers Tell Their Own Stories. Pennington, NJ: Princeton Book Company, 1988.
HAMILTON, Linda H. 1998. Advice for Dancers: Emotional Counsel and Practical Strategies. San Francisco: Jossey-Bass; e Loren, Teri. 1978.
HAYDEN, Melissa. Dancer to Dancer: Advice for Today’s Dancer. Garden City, NY: Anchor, 1981.
HAYS, Joan. Erick Hawkins: The Studio Perspective, Journal of Physical Education, Recreation, and Dance, 1986.
HOROSKO, Marian; KUPERSMITH, Judith R. F. The Dancer’s Survival Manual: Everything You Need to Know about Being a Dancer . . . Except How to Dance. New York: Harper and Row, 1987.
JACOB, Ellen. Dancing: A Guide for the Dancer You Can Be. New York: Danceways, 1981.
JOWITT, Deborah. Anna at Eighty-five, Dance Magazine, Ago/1995.
JOWITT, Deborah. Not Just Any Body: Advancing Health, Well-being and Excellence in Dance and Dancers. Owen Sound, Ontario: Ginger Press, 2001.
KAST, Maggie. Martha’s Hand, Contact Quarterly, Set/Out. 1999.
KOSTELANETZ, Richard. Merce Cunningham: Dancing in Space and Time. New York: Da Capo, 1992.
LAWRENCE, Greg. Dance with Demons: The Life of Jerome Robbins. New York: G. P. Putnam, 2001.
LOUIS, Murray. Inside Dance. New York: St. Martin’s, 1980.
MCDONAGH, Don. Martha Graham: A Biography. New York: Praeger, 1973.
NADEL, Myron. 21 de setembro de 2004. Entrevista concedida à autora.
NAGRIN, Daniel. Gravação da aula Acting Techniques for Dance Performance, no American Dance Festival na Duke University, Durham, NC. Jul/1982
PERCIVAL, John. Back from the Living Dead. Dance and Dancers, Fev./1987.
PERLMUTTER, Donna. Shadowplay: The Life of Antony Tudor. New York: Viking, 1991.
SOARES, Janet Mansfield. Louis Horst: Musician in a Dancer’s World. Durham, NC: Duke Univ. Press, 1992.
TAYLOR, Paul. Private Domain. San Francisco: North Point Press, 1998.
TOBIAS, Tobi. A Conversation with Paul Taylor and George Tacit. Dance Magazine, 1985.
TOBIAS, Tobi. Books, New York, 1986.
TOPAZ, Muriel. Undimmed Lustre: The Life of Antony Tudor. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2002.
VAUGHAN, David. Media. Ballet International,1986, v. 9, no.12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raquel Pires Cavalcanti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.