Circulação, recepção e apropriação do método de ensino do desenho de Louise Artus-Perrelet

educação estética e modernismo na formação de professores primários no início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20508

Palavras-chave:

Artus-Perrelet, Ensino do desenho, Modernismo na arte, Escola Nova

Resumo

O método de ensino do desenho para crianças da arte-educadora Louise Artus-Perrelet foi sistematizado no livro Le Dessin au Service de l’Éducation, traduzido e publicado no Brasil em 1930, quando a autora visitou o país para conferências. O trabalho de Artus-Perrelet é analisado como proposta de educação estética na formação de professores primários, relacionando-o aos princípios modernistas na arte e ao movimento da Escola Nova. Artus-Perrelet dialoga com processos pedagógicos e de criação de Paul Klee e Wassily Kandinsky, professores na Escola Bauhaus, e com a pedagogia ativa genebrina. Seu método foi apropriado no contexto brasileiro por meio de relatos da poeta Cecília Meireles publicados no Rio de Janeiro, e no trabalho de seu aluno Jean-Pierre Chabloz, artista plástico e educador.

 

Biografia do Autor

Marilene Oliveira Almeida, Escola Guignard - Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, FaE/Universidade Federal de Minas Gerais, professora e membro do Colegiado do Curso de Artes Plásticas Licenciatura da Escola Guignard/ Universidade do Estado de Minas Gerais, coordena o Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência - LEDoc, e integra o Grupo de Pesquisa História da Psicologia e contexto Sócio-Cultural.

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Publicado

2020-11-29

Como Citar

ALMEIDA, M. O.; VENEROSO, M. do C. de F.; CAMPOS, R. H. de F. . Circulação, recepção e apropriação do método de ensino do desenho de Louise Artus-Perrelet: educação estética e modernismo na formação de professores primários no início do século XX. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 181–215, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20508. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20508. Acesso em: 21 nov. 2024.

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