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Práxis Interartística & Experiência Relacional nos Processos Pedagógicos

Criação, Crítica, Interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20694

Palavras-chave:

Práxis Artística, Experiência Relacional, Criação, Crítica, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo investiga como as experiências relacionais que podem modificar a prática artística no espaço educativo. Pretendemos mostrar como os métodos interdisciplinares que integram o campo da arte, do design, da moda e da arquitetura são orientados pelas vivências das práxis interartísticas nas experiências de integração de ateliers em programas de residências inseridas no espaço escolar. Trata-se de examinar como a vivência de programas interdisciplinares estrutura as ações pedagógicas, sensibilizando os educandos para a noção da co-criação. Nosso artigo explora as ideias elaboradas por Roland Barthes a respeito do viver junto, tomando como elemento conceitual o sentido da estética da delicadeza. O propósito do texto é colocar em questão os métodos de trabalho utilizados na partilha do ato criativo.

Biografia do Autor

  • Angelica Oliveira Adverse, Universidade Federal de Minas gerais
    Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I - Sorbonne. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 1997. Trabalha com pesquisas sobre a arte, o design e a moda a partir de investigações sobre a filosofia da arte e estética. Desenvolve trabalhos propondo diálogos entre a arte, a moda e o design por meio de suportes diferenciados como os livros de artista, o vestuário, o design de superfície, o desenho e por registros documentais fotográficos.

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Publicado

2020-11-29

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Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Práxis Interartística & Experiência Relacional nos Processos Pedagógicos: Criação, Crítica, Interdisciplinaridade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 21–55, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20694. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20694. Acesso em: 19 dez. 2024.

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