Práxis Interartística & Experiência Relacional nos Processos Pedagógicos

Criação, Crítica, Interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20694

Palavras-chave:

Práxis Artística, Experiência Relacional, Criação, Crítica, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo investiga como as experiências relacionais podem modificar a prática artística no espaço educativo. Pretende mostrar como as abordagens interdisciplinares que integram o campo da Arte, do Design, da Moda e da Arquitetura são orientadas pelas vivências das práxis interartísticas nas experiências de integração de ateliers em programas de residência inseridos no espaço escolar. Trata-se de examinar como a vivência de programas interdisciplinares estrutura as ações pedagógicas, sensibilizando os educandos para a noção da cocriação. O artigo explora as ideias elaboradas por Roland Barthes a respeito do viver junto, tomando como elemento conceitual o sentido da Estética da delicadeza. O propósito do texto é colocar em questão os métodos de trabalho utilizados na partilhado ato criativo.

Biografia do Autor

  • Angelica Oliveira Adverse, Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

    Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I - Sorbonne. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG. Trabalha com pesquisas sobre a arte, o design e a moda a partir de investigações sobre a filosofia da arte e estética. Desenvolve trabalhos propondo diálogos entre a arte, a moda e o design por meio de suportes diferenciados como os livros de artista, o vestuário, o design de superfície, o desenho e por registros documentais fotográficos.

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Publicado

2020-11-29 — Atualizado em 2020-12-01

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Como Citar

Práxis Interartística & Experiência Relacional nos Processos Pedagógicos: Criação, Crítica, Interdisciplinaridade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 21–55, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20694. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20694. Acesso em: 19 dez. 2024.

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