Una poética de dispositivos artísticos con aparatos computacionales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20713

Palabras clave:

Algoritmo, Dispositivo, Arte y Técnica

Resumen

Este artículo presenta la poética de la heterogénesis, abordando experimentos artísticos con aparatos computacionales. La heterogénesis se aborda como un modo de pensamiento creativo que se origina a partir de composiciones con diferentes materiales tratados por el arte, la ciencia y la tecnología. El texto correlaciona los estudios tecnológicos ‒ Kowalski (1970), Robinson (2008), Fuller (2008) ‒ con los escritos filosóficos, sociales y estéticos contemporáneos ‒ Bishop (2012), Broeckmann (1997), Deleuze (1992; 2005), Duguet (1988). ), Goffey (2009) ‒y correlaciona conceptos como aparato, algoritmo, composición y dispositivo, pero dirigiéndolos para que surja una poética que se interpone entre el arte, la ciencia y la tecnología.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Silva Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia - Brasil

    Leo Souza se dedica à criação, pesquisa e ao ensino no campo híbrido de Arte e Tecnologia.

     

    Profissional das áreas de direção cinematográfica, direção de fotografia e roteiro, doutorando em Poéticas Tecnológicas, mestre em Montagem pela linha de pesquisa Arte & Tecnologia da Imagem (EBA-UFMG) e bacharel em Ciência da Computação (DCC-UFMG) com pesquisa sobre vídeo digital, tem também formação em dramaturgia pelo CEFAR.

     

    Atua, desde 2006, nas áreas de direção e montagem para audiovisual, na direção de audiovisual para teatro e na criação de tecnologias para audiovisual. No campo das artes audiovisuais e da educação, trabalhou como professor-pesquisador em instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais, a OI Kabum! e a Associação Imagem Comunitária.

     

    Dentro de sua pesquisa em narrativas multilineares e rotoscopia automatizada, Leo Souza publicou diversos estudos sobre impactos da montagem multilinear na dramaturgia e direção de audiovisual. Na sua experiência docente, inaugurou coordenou e ministrou vários cursos de vídeo e multimídia em Belo Horizonte, tendo recebido prêmios, menções de honra e destaques desde o início de seu percurso em Arte, Educação e Tecnologia. Atualmente é coordenador de audiovisual na CAC UFMG.

Referencias

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Publicado

2020-11-29

Número

Sección

Artículos - Sección abierta

Cómo citar

Una poética de dispositivos artísticos con aparatos computacionales. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 232–254, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20713. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20713. Acesso em: 19 dec. 2024.

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