Sleeping by the Mississippi, de Alec Soth

A fotografia entre a tradição e o formalismo

Autores

  • Gabriel Brisola da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nilson Assunção Alvarenga Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29620

Palavras-chave:

Fotografia Contemporânea, Alec Soth, Sleeping by the Mississippi

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explorar as questões teóricas implicadas no livro Sleeping by the Mississippi, do fotógrafo Alec Soth. Busca-se localizar essas imagens e pensar os conceitos envolvidos nelas, entre a tradição fotográfica do instante e do fotojornalismo, e um formalismo baseado em um mero esteticismo do deadpan. Assim, essas imagens questionariam ambas e extrairiam sua potência dessa brecha: lugar de força, propondo uma experiência questionadora ao espectador.

Biografia do Autor

Gabriel Brisola da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Artes, na linha de pesquisa Artes Visuais, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Artes pela mesma instituição.

Nilson Assunção Alvarenga, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado em Comunicacao pela UFJF e Doutor em Filosofia pela PUC-rio. Professor do Departamento de Métodos aplicados e práticas laboratorias da Facom-UFJF.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

CUNHA, G. B. da; ALVARENGA, N. A. Sleeping by the Mississippi, de Alec Soth: A fotografia entre a tradição e o formalismo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 445–473, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.29620. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/29620. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta