Sleeping by the Mississippi, de Alec Soth

A fotografia entre a tradição e o formalismo

Autores

  • Gabriel Brisola da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nilson Assunção Alvarenga Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29620

Palavras-chave:

Fotografia Contemporânea, Alec Soth, Sleeping by the Mississippi

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explorar as questões teóricas implicadas no livro Sleeping by the Mississippi, do fotógrafo Alec Soth. Busca-se localizar essas imagens e pensar os conceitos envolvidos nelas, entre a tradição fotográfica do instante e do fotojornalismo, e um formalismo baseado em um mero esteticismo do deadpan. Assim, essas imagens questionariam ambas e extrairiam sua potência dessa brecha: lugar de força, propondo uma experiência questionadora ao espectador.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Brisola da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Artes, na linha de pesquisa Artes Visuais, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Artes pela mesma instituição.

  • Nilson Assunção Alvarenga, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Graduado em Comunicacao pela UFJF e Doutor em Filosofia pela PUC-rio. Professor do Departamento de Métodos aplicados e práticas laboratorias da Facom-UFJF.

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Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Sleeping by the Mississippi, de Alec Soth: A fotografia entre a tradição e o formalismo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 445–473, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.29620. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/29620. Acesso em: 24 dez. 2025.