Filmes de possessão
o êxtase do arrebatamento como espetáculo do erotismo barroco
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.33538Palavras-chave:
Barroco, Cinema de horror, Possessão, ErotismoResumo
O objetivo deste artigo é investigar a gênese das imagens de possessão divina e demoníaca no cinema. O recorte trabalha com os seguintes filmes: Madre Joana dos Anjos(1961), Il Demonio (1963), O exorcista (1973), Exorcismo negro (1974) e Stigmata (1999).A hipótese advoga no sentido de que a gênese dessas imagens está na arte barroca, se ancorando principalmente nos casos de possessão da época e na mística católica, traduzida nos exercícios espirituais, no arrebatamento divino e em obras do período, sendo elas esculturas, pinturas e textos. As conclusões deste texto versam sobre as relações entre erotismo e violência, ambos canalizados nas obras de arte e nas imagens, a fim de ora evitar, ora espetacularizar os pecados da carne.
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