Filmes de possessão

o êxtase do arrebatamento como espetáculo do erotismo barroco

Autores

  • Giancarlo Couto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-9757-522X
  • Carlos Gerbase Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.33538

Palavras-chave:

Barroco, Cinema de horror, Possessão, Erotismo

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a gênese das imagens de possessão divina e demoníaca no cinema. O recorte trabalha com os seguintes filmes: Madre Joana dos Anjos(1961), Il Demonio (1963), O exorcista (1973), Exorcismo negro (1974) e Stigmata (1999).A hipótese advoga no sentido de que a gênese dessas imagens está na arte barroca, se ancorando principalmente nos casos de possessão da época e na mística católica, traduzida nos exercícios espirituais, no arrebatamento divino e em obras do período, sendo elas esculturas, pinturas e textos. As conclusões deste texto versam sobre as relações entre erotismo e violência, ambos canalizados nas obras de arte e nas imagens, a fim de ora evitar, ora espetacularizar os pecados da carne.

Biografia do Autor

  • Carlos Gerbase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, integrante do programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

ARASSE, Daniel. A carne, a graça, o sublime. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (org.). História do corpo: da renascença às luzes. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. v. 1. p. 535-620.

ARIÈS, Philippe. História da morte no ocidente: da idade média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

BARCINSKI, André; FINOTTI, Ivan. Zé do Caixão: Maldito – a biografia. 2. ed. Rio de Janeiro: DarksideBooks, 2015.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou paradoxo do coração. 1. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 1999.

CLARK, Stuart. Pensando com demônios: a idéia de bruxaria no princípio da Europa Moderna. São Paulo: Edusp, 2006.

DE MELLO, Suzy. Barroco. São Paulo: Brasiliense, 1983.

EXORCISMO Negro. Direção: José Mojica Marins. Brasil: Cinedistri, 1974. 1 DVD (100 min), son., color.

FESSLER, Daniel. Starvation, serotonin, and symbolism: a psychobiocultural perspective on stigmata. Mind & Society, v. 3, n. 2, p. 81-96, 2002.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no collège de france (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GÉLIS, Jacques. O corpo, a igreja e o sagrado. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (org.). História do corpo: da renascença às luzes. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. v. 1. p. 19-130.

HUTCHINGS, Peter. The A to Z of horror cinema. Plymouth, UK: The Scarecrow Press, Inc., 2009.

IL DEMONIO. Direção:Brunello Rondi. Itália: Titanus, 1963. 1 DVD (94 min), son., color.

MAGALHÃES, Eugénia Maria da Silva Abrantes. Erotismo e metáfora no discurso místico: autores portugueses do renascimento e do barroco. 2016, 495 p. Tese (Doutorado em História) – Especialidade em História e Cultura das Religiões, Universidade de Lisboa.

MAINSTONE, Madeleine; MAINSTONE, Rowland. O barroco e o século XVII. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

MATKA Joanna od Aniolów. Direção: Jerzy Kawalerowicz. Polônia: Film Polski, 1961. 1 DVD (110 min), son., color.

STIGMATA. Direção: Rupert Wainwright. Estados Unidos: Metro-Goldwyn-Mayer, 1999. 1 DVD (103 min), son., color.

THE EXORCIST. Direção: William Friedkin, Estados Unidos: Warner Bros., 1973. 1 DVD (121 min), son., color.

VIDAL, Marciano. Moral de atitudes: moral fundamental. 2. ed. Aparecida, SP: Santuário, 1978.

WEISBACH, Werner. El barroco: arte de la contrarreforma. 2. ed. Madrid: Espasa Calpe S. A., 1948.

WÖLFFLIN, Heinrich. Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália. São Paulo: Perspectiva, 1989.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Filmes de possessão: o êxtase do arrebatamento como espetáculo do erotismo barroco. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 331–357, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.33538. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/33538. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 394

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.