Capturando Borboletas

A intertextualidade como gesto biográfico em Não Estou Lá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35184

Palavras-chave:

Não Estou Lá, Todd Haynes, intertextualidade, Bob Dylan, cinebiografia

Resumo

Lançado em 2007, o filme Não Estou lá pode ser definido como uma rede de intertextualidades, tecidas pelo realizador Todd Haynes com o intuito de analisar, questionar e dar a conhecer novos pontos de vista sobre a obra do músico Bob Dylan. Ao colocar os conceitos inerentes ao estudo dessa intertextualidade em diálogo com as ferramentas de análise fílmica, a presente reflexão procura demonstrar o modo como o cineasta se apropria das linguagens dos dispositivos biográficos do cinema (documentário, drama romântico e entrevista) para refletir e traduzir audiovisualmente as diversas personas do cantor. Neste processo, e ao longo de 135 minutos de filme, Haynes eleva Não Estou lá do estatuto de mero retrato imagético do legado de Dylan a comentário crítico sobre a tradição das cinebiografias.

Biografia do Autor

Ana Catarina Pereira, Universidade da Beira Interior

Ana Catarina Pereira é docente na Universidade da Beira Interior e doutorada em Ciências da Comunicação, pela mesma universidade. É membro da Comissão para a Igualdade da UBI e investigadora do LabCom, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. É autora dos livros A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação e do Estudo do Tecido Operário Têxtil da Cova da Beira. Co-organizou as obras Cinema e Outras Artes (volumes I, II e III), Filmes (Ir)refletidosUBICinema 2007/2017Geração Invisível: Os novos cineastas portugueses, e Colectânea de Poesia - Poetas do Fundão.

Autora de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, trabalhou vários anos como jornalista, colaborando com as revistas FocusNotícias Sábado e Notícias Magazine (Diário de Notícias), jornal I, entre outras. Fundou e dirigiu a revista online Magnética Magazine e foi directora do curso de Ciências da Cultura (UBI). É curadora e júri de diversas exposições e festivais de cinema; uma das fundadoras da Conferência Internacional de Cinema e Outras Artes, realizada anualmente na UBI; e coordenadora do GT de Estudos Fílmicos da Sopcom.

Referências

ARANTES, Mariana Oliveira. Música folk nos Estados Unidos: demarcações e definições de um gênero. ArtCultura, Uberlândia, v. 19, n. 34, p. 27-37, jan.-jun. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n34-2017-1-02>. Acesso em: 12 jul. 2021.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michelle. A análise do filme. Lisboa: Edições texto & Grafia, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da obra de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

BARROS, José d’Assunção. Sobre a feitura da micro-história. OPSIS, v. 7, n. 9, p. 167-186, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/o.v7i9.9336>. Acesso em: 28 jun. 2021.

BRUCK, Mozahir Salomão. A Denúncia da ilusão biográfica e a crença na reposição do real: o literário e o biográfico em Mário Cláudio e Ruy Castro. 2008. 202 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Letras_BrukMS_1.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2021.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CORRALES, Luciano. A Intertextualidade e suas origens. In: 70 anos: a FALE fala. 10ª Semana de Letras. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. Disponível em: <http://editora.pucrs.br/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Luciano-Corrales.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2021.

DEANGELIS, Michael. The Characteristics of New Queer Filmmaking: Case Study – Todd Haynes. In: AARON, M. New Queer Cinema: A critical reader. New Jersey: Rutgers University Press, 2004. p. 41-52.

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. Algés: Difel, 2004.

GOMES, Wilson. La poética del cine y la cuestión del método en el análisis fílmico. Significação – Revista de cultura audiovisual, São Paulo, n. 21, p. 85-105, 2004a.

GOMES, Wilson. The Mwga’s book. Salvador: Laboratório de Análise Fílmica, Programa de Pós Graduação de Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA, 2004b.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC Rio, 2010.

HATHERLY, Ana. A idade da escrita e outros poemas. São Paulo: Escrituras, 2005. (Coleção Ponte Velha)

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2005.

KRISTEVA, Julia. Introdução à seminálise. São Paulo: Debates, 1969.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase & cia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003

SONTAG, Susan. Against interpretation.1966.Disponível, na íntegra, em: <http://shifter-magazine.com/wp-content/uploads/2015/10/Sontag-Against-Interpretation.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2022.

TYNIANOV, Yuri. Dostoevsky and Gogol (Toward a Theory of Parody). 1919/21. In: MORSE, A.; REDKO,P. (ed.). Permanent Evolution. Boston: Academic Studies Press, 2019. p. 27-63. Disponível em: <https://doi.org/10.1515/9781644690635-004>. Acesso em: 19 jun. 2021.

FILMOGRAFIA:

A HARD day’s night. Direção: Richard Lester. Reino Unido: Imagem Filmes, 1964. 1 DVD (87 min.), son., p&b.

AMADEUS. Direção: Milos Forman. EUA, França, Tchecoslováquia, Itália: Warner, 1984. 1 DVD (160 min.), son., color.

CAPOTE. Direção: Bennett Miller. Canadá, EUA: Sony, 2005. 1 DVD (114 min.), son., color.

DON’T look back.Direção: D.A. Pennebaker. EUA: Cine Art Pictures, 1967. 1 DVD (96 min.), son., p&b.

ERA uma vez no Oeste. Direção: Sergio Leone. EUA, Itália: Paramount, 1968. 1 DVD (165 min.), son., color.

FESTIVAL. Direção: Murray Lerner. EUA: The Criterion Collection, 1967. 1 DVD (95 min.), son., color/p&b.

JOHNNY & June. Direção: James Mangold. Alemanha, EUA: Fox, 2005. 1 DVD (135 min.), son., color.

LOVE story. Direção: Arthur Hiller. EUA: Paramount, 1970. 1 DVD (100 min.), son., color.

NÃO estou lá. Direção: Todd Haynes. Alemanha, Canadá, EUA: Europa Filmes, 2007. 1 DVD (135 min.), son., color/p&b.

NO DIRECTION home. Direção: Martin Scorsese. EUA: Paramount, 2005. 1 DVD (359 min.), son., color/p&b.

PAT Garrett & Billy the kid. Direção: Sam Peckinpah. EUA, México: MGM, 1973. 1 DVD (122 min.), son., color.

RAY. Direção: Taylor Hackford. EUA: Universal, 2004. 1 DVD (152 min.), son., color.

VELVET Goldmine. Direção: Todd Haynes. EUA, Reino Unido: Cult Filmes, 1998. 1 DVD (118 min.), son., color.

VENENO. Direção: Todd Haynes. EUA: Bronze Eyes Production/Killer Films/Poison L.P., 1991. 1 DVD (85 min.), son., color.

MUSICOGRAFIA

BALLAD of a thin man. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: HIGHWAY 61 Revisited. Washington, D.C.: Columbia Records, 1965. 1 CD, faixa 5 (6 min).

BLOWIN’ in the Wind. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE FREEWHEELING Bob Dylan. Washington, D.C.: Columbia Records, 1962. 1CD, faixa 1 (3 min).

EVERY GRAIN of Sand. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: SHOT of love. Washington, D.C.: Columbia Records, 1981. 1CD, faixa 10 (6 min).

JUST LIKE a Woman. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: BLONDE on blonde. Chicago, Il.: Mobile Fidelity/Sound Lab, 1966. 1 CD, faixa 8 (5 min).

QUINN the Eskimo (The Mighty Quinn). Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE ESSENTIAL Bob Dylan. Washington, D.C.: Columbia Records, 2000. 1CD, faixa 13 (2 min).

SIMPLE Twist of Fate. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: BLOOD on the tracks. Washington, D.C.: Columbia Records, 1975. 1CD, faixa 2 (4 min).

SONG to Woody. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: BOB Dylan. Washington, D.C.:Sony Music, 1962. 1CD, faixa 12 (3 min).

THE TIMES They Are a-Changin’. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE TIMES They are a-changin’. Washington, D.C.: Columbia Records, 1964. 1CD, faixa 1 (3 min).

WHEN the Ship Comes In. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE TIMES They are a-changin’. Washington, D.C.: Columbia Records, 1964. 1CD, faixa 8 (3 min)

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

SILVA, D. O.; PEREIRA, A. C. dos S. Capturando Borboletas: A intertextualidade como gesto biográfico em Não Estou Lá. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 75–99, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35184. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/35184. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática