Capturando mariposas

la intertextualidad como gesto biográfico en No estoy ahí

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35184

Palabras clave:

No Estoy Ahí, Todd Haynes, intertextualidad, Bob Dylan, biopic

Resumen

Estrenada en 2007, la película No estoy ahí se puede definir como una red de intertextualidad, tejida por el director Todd Haynes con el objetivo de analizar, cuestionar y dar a conocer nuevos puntos de vista sobre la obra del músico Bob Dylan. Al poner conceptos inherentes al estudio de esta intertextualidad en diálogo con herramientas de análisis fílmico, esta reflexión busca demonstrar cómo el cineasta se apropia de los lenguajes de los dispositivos biográficos del cine (documental, drama romántico y entrevista) para reflexionar y traducir audiovisualmente las distintas personalidades del cantante. En este proceso, y en 135 minutos de película, Haynes eleva No estou ahí del estatuto de mero retrato imaginario del legado de Dylan a comentario crítico sobre la tradición de las biografías.

Biografía del autor/a

  • Ana Catarina dos Santos Pereira, Universidade da Beira Interior

    Ana Catarina Pereira é docente na Universidade da Beira Interior e doutorada em Ciências da Comunicação, pela mesma universidade. É membro da Comissão para a Igualdade da UBI e investigadora do LabCom, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. É autora dos livros A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação e do Estudo do Tecido Operário Têxtil da Cova da Beira. Co-organizou as obras Cinema e Outras Artes (volumes I, II e III), Filmes (Ir)refletidosUBICinema 2007/2017Geração Invisível: Os novos cineastas portugueses, e Colectânea de Poesia - Poetas do Fundão.

    Autora de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, trabalhou vários anos como jornalista, colaborando com as revistas FocusNotícias Sábado e Notícias Magazine (Diário de Notícias), jornal I, entre outras. Fundou e dirigiu a revista online Magnética Magazine e foi directora do curso de Ciências da Cultura (UBI). É curadora e júri de diversas exposições e festivais de cinema; uma das fundadoras da Conferência Internacional de Cinema e Outras Artes, realizada anualmente na UBI; e coordenadora do GT de Estudos Fílmicos da Sopcom.

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FILMOGRAFIA:

A HARD day’s night. Direção: Richard Lester. Reino Unido: Imagem Filmes, 1964. 1 DVD (87 min.), son., p&b.

AMADEUS. Direção: Milos Forman. EUA, França, Tchecoslováquia, Itália: Warner, 1984. 1 DVD (160 min.), son., color.

CAPOTE. Direção: Bennett Miller. Canadá, EUA: Sony, 2005. 1 DVD (114 min.), son., color.

DON’T look back.Direção: D.A. Pennebaker. EUA: Cine Art Pictures, 1967. 1 DVD (96 min.), son., p&b.

ERA uma vez no Oeste. Direção: Sergio Leone. EUA, Itália: Paramount, 1968. 1 DVD (165 min.), son., color.

FESTIVAL. Direção: Murray Lerner. EUA: The Criterion Collection, 1967. 1 DVD (95 min.), son., color/p&b.

JOHNNY & June. Direção: James Mangold. Alemanha, EUA: Fox, 2005. 1 DVD (135 min.), son., color.

LOVE story. Direção: Arthur Hiller. EUA: Paramount, 1970. 1 DVD (100 min.), son., color.

NÃO estou lá. Direção: Todd Haynes. Alemanha, Canadá, EUA: Europa Filmes, 2007. 1 DVD (135 min.), son., color/p&b.

NO DIRECTION home. Direção: Martin Scorsese. EUA: Paramount, 2005. 1 DVD (359 min.), son., color/p&b.

PAT Garrett & Billy the kid. Direção: Sam Peckinpah. EUA, México: MGM, 1973. 1 DVD (122 min.), son., color.

RAY. Direção: Taylor Hackford. EUA: Universal, 2004. 1 DVD (152 min.), son., color.

VELVET Goldmine. Direção: Todd Haynes. EUA, Reino Unido: Cult Filmes, 1998. 1 DVD (118 min.), son., color.

VENENO. Direção: Todd Haynes. EUA: Bronze Eyes Production/Killer Films/Poison L.P., 1991. 1 DVD (85 min.), son., color.

MUSICOGRAFIA

BALLAD of a thin man. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: HIGHWAY 61 Revisited. Washington, D.C.: Columbia Records, 1965. 1 CD, faixa 5 (6 min).

BLOWIN’ in the Wind. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE FREEWHEELING Bob Dylan. Washington, D.C.: Columbia Records, 1962. 1CD, faixa 1 (3 min).

EVERY GRAIN of Sand. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: SHOT of love. Washington, D.C.: Columbia Records, 1981. 1CD, faixa 10 (6 min).

JUST LIKE a Woman. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: BLONDE on blonde. Chicago, Il.: Mobile Fidelity/Sound Lab, 1966. 1 CD, faixa 8 (5 min).

QUINN the Eskimo (The Mighty Quinn). Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE ESSENTIAL Bob Dylan. Washington, D.C.: Columbia Records, 2000. 1CD, faixa 13 (2 min).

SIMPLE Twist of Fate. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: BLOOD on the tracks. Washington, D.C.: Columbia Records, 1975. 1CD, faixa 2 (4 min).

SONG to Woody. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: BOB Dylan. Washington, D.C.:Sony Music, 1962. 1CD, faixa 12 (3 min).

THE TIMES They Are a-Changin’. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE TIMES They are a-changin’. Washington, D.C.: Columbia Records, 1964. 1CD, faixa 1 (3 min).

WHEN the Ship Comes In. Intérprete: Bob Dylan. Compositor: Bob Dylan. In: THE TIMES They are a-changin’. Washington, D.C.: Columbia Records, 1964. 1CD, faixa 8 (3 min)

Publicado

2022-04-28

Número

Sección

Artículos - Sección temática

Cómo citar

Capturando mariposas: la intertextualidad como gesto biográfico en No estoy ahí. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 75–99, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35184. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/35184. Acesso em: 19 dec. 2024.

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