Una giornata particolare (1977)
cinema, arte e humor contra a linguagem totalitária
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36147Palavras-chave:
Totalitarismo, Una giornata particolare, Análise fílmicaResumo
Neste artigo, propõe-se a análise do filme Una giornata particolare (1977), dirigido por Ettore Scola, evidenciando elementos de sua construção estética relacionados ao momento histórico e político da Itália Fascista (1922-1943). Ao abordar no plano diegético este período, o filme destaca o dia 6 de maio de 1938, momento em que Hitler e Mussolini se encontram em Roma, mostrando como a cultura totalitária e seus símbolos penetram o cotidiano das personagens. Em geral, a obra aponta o papel fundamental da arte e do humor como possibilidades de resistência à linguagem totalitária. A partir de Arendt(2012), Adorno (2003; 2019), Faye (2009), dentre outros, discute-se conceitos como “personalidade totalitária” e “totalitarismo”, buscando o diálogo entre cinema, política e sociedade.
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