Una giornata particolare (1977)

cine, arte y humor frente al lenguaje totalitario

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36147

Palabras clave:

Totalitarismo, Una giornata particolare, Análisis de películas

Resumen

En este artículo se propone un análisis de la película Una giornata particolare (1977), de Ettore Scola, destacando su construcción estética, su relación con el momento histórico y político de la Italia fascista (1922-1943). Al abordar este período en el plano diegético, la película destaca el 6 de mayo de 1938, cuando Hitler y Mussolini se encontraron en Roma, mostrando cómo la cultura totalitaria, sus símbolos penetran en la vida cotidiana de los personajes. En general, la obra apunta al papel fundamental del arte y el humor como posibilidades de resistencia al lenguaje totalitario. A partir de Arendt (2012), Adorno (2003; 2019), Faye (2009), entre otros, se discuten conceptos como “personalidad totalitaria”, “totalitarismo”, buscando un diálogo entre cine, política y sociedad.

Biografía del autor/a

  • Keyla Andrea Santiago Oliveira, UEMS

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Especialização em Docência Universitária pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em Educação pela UFG (2012). Foi coordenadora pedagógica da Faculdade Sul Americana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente na articulação dos temas arte e educação. Foi professora substituta de Arte e Educação na Faculdade de Educação da UFG nos anos de 2010 e 2011. Foi assessora pedagógica da Prograd na PUC Goiás e professora convidada das disciplinas Pensamento Científico e Pesquisa Educacional e Didática Fundamental do curso de Pedagogia da PUC Goiás. Atualmente é professora adjunta efetiva do quadro de docentes de ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ministrou as disciplinas Metodologia do Movimento na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Metodologia do Ensino de Artes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Planejamento e Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Fundamentos da Educação Infantil no Curso de Pedagogia, unidade de Maracaju. Nos ano de 2017 e 2018, assumiu as disciplinas de Estágio I e II, Arte e Educação e Didática do Ensino da Arte no Curso de Artes Cênicas, unidade de Campo Grande. Atualmente continua com Didática do Ensino da Arte no Curso de Artes Cênicas e ainda assumiu Itinerários Culturais no Curso de Pedagogia da mesma Unidade.É membro do Grupo de Pesquisa APE-IPE Aliança de Pesquisa e Extensão Interdisciplinar em Percursos Criativos e Estéticas Cênicas, na linha de Pesquisa Percursos Pedagógicos e Criativos, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS; também é membro do Grupo de estudos e pesquisa: educação, infância, arte e psicanálise, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Desde 2018 atua como coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação.

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Publicado

2022-04-28

Número

Sección

Artículos - Sección temática

Cómo citar

Una giornata particolare (1977): cine, arte y humor frente al lenguaje totalitario. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 124–141, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36147. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36147. Acesso em: 24 dec. 2024.

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