Diante do filme

a análise como tradução de um pensamento audiovisual

Autores

  • Erika Savernini

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37097

Palavras-chave:

Teoria do cinema, Teoria dos cineastas, Teoria da Formatividade, Signos logopáticos, Análise fílmica

Resumo

A análise é um método que divide um todo em partes para sua compreensão. Do mesmo modo, a análise fílmica separa elementos e componentes do sistema fílmico para chegar aos sentidos e efeitos produzidos. A análise propriamente dita (interpretação e significação desses dados) varia conforme os pressupostos teóricos e a intencionalidade da análise. No entanto, recorrentemente, o filme é reduzido à ilustração de teorias. Buscamos traçar um caminho possível de interferência sobre esse estado de coisas, a partir de autores que abordam as questões da investigação do filme não como objeto ilustrativo da teoria, mas como a forma de um pensamento audiovisual, e propomos a postura da pessoa que analisa o filme como tradutora da experiência audiovisual para o verbal.

Referências

ABDO, Sandra. Sobre o problema da autonomia da arte e suas implicações hermenêuticas e ontológicas. Revista Kriterion, FAFICH – UFMG, 46 (112), dez. 2005. <https://doi.org/10.1590/S0100-512X2005000200018>

ANDREYEV, Leonid. First letter on theatre (extracts). In: TAYLOR, Richard; CHRISTIE, Ian (eds.). The film factory: Russian and Soviet cinema in documents – 1896-1939. Translated by Richard Taylor. London: Routledge, 1994. 458p.

ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema; uma introdução. Tradução de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. pp. 16-18.

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Tradução de Marina Appezeller. Campinas, SP: Papirus, 2004. (Coleção Campo Imagético).

AUMONT, Jacques. Pode um filme ser um ato de teoria? Educação & Realidade, 33 (1), pp. 21-34, jan-jun., 2008. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6684> Acesso em: 03 jul. 2021.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema; uma introdução. Tradução de Roberta Gregoli. Campinas, SP: Editora UNICAMP; São Paulo, SP: EdUSP, 2013. 765p.

CABRERA, Julio. Cine: 100 años de filosofía; una introducción a la filosofía a través del análisis de películas. Barcelona: Editorial Gedisa, 2015. 445p. [kindle]

CABRERA, Julio. Cine: 100 años de filosofía; una introducción a la filosofía a través del análisis de películas. Barcelona: Gedisa, 2002.

CARREIRO, Rodrigo. A linguagem do cinema; uma introdução. Recife: Editora UFPE, 2021. (e-book). Apontamentos sobre a análise fílmica, pp. 217-235.

CHATEAU, Dominique. Estética del cine. Buenos Aires: La Marca Editora, 2010.

ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1979a.

ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1979b.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

EDISON, Thomas Alva. Preface. In: DICKSON, W.K.L.; DICKSON, Antonia. History of the Kinetograph and kinetophonograph. New York: MOMA, 2000. 55p. (Facsimile Edition).

GARDIES, René (Org.). Compreender o cinema e as imagens. Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2008. (Mi●Mé●Sis, Artes e Espetáculo, 02).

GATTI, F. L. O. A formação da obra de arte como pesquisa: formatividade e metodologia em processos criativos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], pp. 140-155, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15603> Acesso em: 12 ago. 2021.

GORKI, Maxim. The Lumière Cinematograph (extracts). In: TAYLOR, Richard; CHRISTIE, Ian (eds.). The film factory: Russian and Soviet cinema in documents – 1896-1939. Translated by Richard Taylor. London: Routledge, 1994. 458p.

GRAÇA, André Rui; BAGGIO, Eduardo Tulio; PENAFRIA, Manuela. Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema. Revista científica FAP, Curitiba, v. 12, pp. 19-32, jan./jun. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/viewFile/1408/762> Acesso em: 12 ago. 2021.

MARIE, Michel. Prefácio. In: GARDIES, René (Org.). Compreender o cinema e as imagens. Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2008. (Mi●Mé●Sis, Artes e Espetáculo, 02).

MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Tradução de V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

MOTA, Marcus. Luigi Pareyson e a análise da experiência estética: do pensar o pensamento para o pensar o fazer. Encontro Nacional da ANPAP, XIII, Brasília, 2004. Disponível em: <https://www.academia.edu/15609374/Luigi_Pareyson_e_a_an%C3%A1lise_da_experi%C3%AAncia_est%C3%A9tica_do_pensar_o> Acesso em: 07 jul. 2021.

PASOLINI, Pier Paolo. Empirismo Hereje. Lisboa: Assírio e Alvim, Edição 152, 1982.

RAMOS, Fernão Pessoa. Apresentação à edição brasileira. In: JULLIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as imagens do cinema. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. Como pensam as imagens. In: SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2012. pp. 21-36.

SAVERNINI, Erika. Cinema utópico: a construção de um novo homem e um novo mundo. Tese de Doutorado [Artes – Cinema] – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. 283f.

SAVERNINI, Erika. Índices de um cinema de poesia: Pier Paolo Pasolini, Luis Buñuel e Krzysztof Kieslowski. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004. 254p. (midia@rte, 3).

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução de Fernando Mascarello. Campinas, SP: Papirus, 2003. pp. 12-53 (Coleção Campo Imagético).

XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema; antologia. Rio de Janeiro: Graal: Embrafilme, 1983. 484p. (Coleção Arte e Cultura; nº. 5).

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico; a opacidade e a transparência. 4ª. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2008.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

SAVERNINI, E. . Diante do filme: a análise como tradução de um pensamento audiovisual. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 11–30, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37097. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/37097. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática