Diante do filme

a análise como tradução de um pensamento audiovisual

Autores

  • Erika Savernini

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37097

Palavras-chave:

Teoria do cinema, Teoria dos cineastas, Teoria da Formatividade, Signos logopáticos, Análise fílmica

Resumo

A análise é um método que divide um todo em partes para sua compreensão. Do mesmo modo, a análise fílmica separa elementos e componentes do sistema fílmico para chegar aos sentidos e efeitos produzidos. A análise propriamente dita (interpretação e significação desses dados) varia conforme os pressupostos teóricos e a intencionalidade da análise. No entanto, recorrentemente, o filme é reduzido à ilustração de teorias. Buscamos traçar um caminho possível de interferência sobre esse estado de coisas, a partir de autores que abordam as questões da investigação do filme não como objeto ilustrativo da teoria, mas como a forma de um pensamento audiovisual, e propomos a postura da pessoa que analisa o filme como tradutora da experiência audiovisual para o verbal.

Referências

ABDO, Sandra. Sobre o problema da autonomia da arte e suas implicações hermenêuticas e ontológicas. Revista Kriterion, Belo Horizonte, v. 46, n. 112, dez. 2005. <https://doi.org/10.1590/S0100-512X2005000200018>. Acesso em: 18 fev. 2022.

ANDREYEV, Leonid. First letter on theatre (extracts). In: TAYLOR, Richard; CHRISTIE, Ian (ed.). The filmfactory: Russian and Soviet cinema in documents – 1896-1939. Translated by Richard Taylor. London: Routledge, 1994. p. 27-31.

ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Tradução de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Tradução de Marina Appezeller. Campinas, SP: Papirus, 2004. (Coleção Campo Imagético).

AUMONT, Jacques. Pode um filme ser um ato de teoria? Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 21-34,jan./jun. 2008. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6684>. Acesso em: 3 jul. 2021.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Tradução de Roberta Gregoli. Campinas, SP: Editora UNICAMP; São Paulo, SP: Edusp, 2013.

CABRERA, Julio. Cine: 100 años de filosofía: una introducción a la filosofía a través del análisis de películas. Barcelona: Editorial Gedisa, 2015. E-book.

CABRERA, Julio. Cine: 100 años de filosofía: una introducción a la filosofía a través del análisis de películas. Barcelona: Gedisa, 2002.

CANUDO, Ricciotto. Manifiesto de las Siete Artes. In: RAMIÓ, Joaquim Romaguera i; THEVENET, Homero Alsina (Ed.). Textos y manifiestos del cine; estética. escuelas. movimientos. disciplinas. innovaciones. 3. ed. Madrid: Catedra, 1998. (Signo e Imagem). p. 15-18.

CARREIRO, Rodrigo. Apontamentos sobre a análise fílmica. In: _____. A linguagem do cinema: umaintrodução. Recife: Editora UFPE, 2021. E-book. p. 217-235.

CHATEAU, Dominique. Estética del cine. Buenos Aires: La Marca Editora, 2010.

ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1979a.

ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1979b.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

EDISON, Thomas Alva. Preface. In: DICKSON, W.K.L.; DICKSON, Antonia. History of the Kinetograph and kinetophonograph. New York: MOMA, 2000. p. 3. (Facsimile Edition).

GARDIES, René (org.). Compreender o cinema e as imagens. Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2008. (Mi.Mé.Sis, Artes e Espetáculo, 2).

GATTI, F. L. O. A formação da obra de arte como pesquisa: formatividade e metodologia em processos criativos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Belo Horizonte, v. 8, n. 15, p. 140-155, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15603> Acesso em: 12 ago. 2021.

GORKI, Maxim. The Lumière Cinematograph (extracts). In: TAYLOR, Richard; CHRISTIE, Ian (ed.). The film factory: Russian and Soviet cinema in documents – 1896-1939. Translated by Richard Taylor. London: Routledge, 1994. p. 25-26.

GRAÇA, André Rui; BAGGIO, Eduardo Tulio; PENAFRIA, Manuela. Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema. Revista científica FAP, Curitiba, v. 12, p. 19-32, jan./jun. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/viewFile/1408/762> Acesso em: 12 ago. 2021.

MARIE, Michel. Prefácio. In: GARDIES, René (org.). Compreender o cinema e as imagens. Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2008. (Mi.Mé.Sis, Artes e Espetáculo, 2).

MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Tradução de V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

MOTA, Marcus. Luigi Pareyson e a análise da experiência estética: do pensar o pensamento para o pensar o fazer. In: ENCONTRO NACIONAL da ANPAP, 13., Brasília, 2004. Disponível em: <https://www.academia.edu/15609374/Luigi_Pareyson_e_a_an%C3%A1lise_da_experi%C3%AAncia_est%C3%A9tica_do_pensar_o> Acesso em: 07 jul. 2021.

PASOLINI, Pier Paolo. Empirismo Hereje. Lisboa: Assírio e Alvim; Edição 152, 1982.

RAMOS, Fernão Pessoa. Apresentação à edição brasileira. In: JULLIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as imagens do cinema. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009. p. 9-13.

SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. Como pensam as imagens. In: _____. (org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2012. p. 21-36.

SAVERNINI, Erika. Cinema utópico: a construção de um novo homem e um novo mundo. 2011. 283f. Tese (Doutorado em Artes e Cinema) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

SAVERNINI, Erika. Índices de um cinema de poesia: Pier Paolo Pasolini, Luis Buñuel e Krzysztof Kieslowski. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução de Fernando Mascarello. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Coleção Campo Imagético).

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal; Embrafilme, 1983. (Coleção Arte e Cultura, 5).

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 4. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2008.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

SAVERNINI, E. Diante do filme: a análise como tradução de um pensamento audiovisual. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 11–30, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37097. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/37097. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática