Diante do filme

a análise como tradução de um pensamento audiovisual

Autores

  • Erika Savernini

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37097

Palavras-chave:

Teoria do cinema, Teoria dos cineastas, Teoria da Formatividade, Signos logopáticos, Análise fílmica

Resumo

A análise é um método que divide um todo em partes para sua compreensão. Do mesmo modo, a análise fílmica separa elementos e componentes do sistema fílmico para chegar aos sentidos e efeitos produzidos. A análise propriamente dita (interpretação e significação desses dados) varia conforme os pressupostos teóricos e a intencionalidade da análise. No entanto, recorrentemente, o filme é reduzido à ilustração de teorias. Buscamos traçar um caminho possível de interferência sobre esse estado de coisas, a partir de autores que abordam as questões da investigação do filme não como objeto ilustrativo da teoria, mas como a forma de um pensamento audiovisual, e propomos a postura da pessoa que analisa o filme como tradutora da experiência audiovisual para o verbal.

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

SAVERNINI, E. Diante do filme: a análise como tradução de um pensamento audiovisual. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 11–30, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37097. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/37097. Acesso em: 14 nov. 2024.

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Artigos - Seção temática