A construção do discurso político no cinema russo dos anos 1920

relações intra e extratextuais no filme Câmera-olho (1924) de Dziga Vertov

Autores

  • Erika Savernini Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Cinema, Cinema russo, Dziga Vertov

Resumo

Em torno do filme Câmera-olho (Kino-glaz – Rússia, 1924) do diretor Dziga Vertov, pode-se analisar a construção de um discurso político localizado na interlocução entre a imagem cinematográfica e os intertítulos..

Biografia do Autor

Erika Savernini, Escola de Belas Artes/UFMG

Mestre e doutora em Artes Visuais (EBA-UFMG); professora do Centro Universitário de Belo Horizonte; coordenadora da coleção midia@rte (Editora UFMG); autora do livro Índices de um cinema de poesia.

Referências

ALBERA, François. Eisenstein e o construtivismo russo. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. Parte I e II - p. 165- 268.

ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. 224p.

CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. Tradução de Regina Thompson. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. 576p.

CHRISTIE, Ian; TAYLOR, Richard (Ed.). The film factory: Russian and Soviet cinema in documents – 1896-1939. Translated by Richard Taylor. London: Routledge, 1994. 458p.

FRAGOSO, Suely. O espaço em perspectiva. Rio de Janeiro: e-papers, 2005. 90p.

LEYDA, Jay. Kino: historia del film ruso y soviético. Tradução de Jorge Eneas Cromberg.

Buenos Aires: Editorial Universitaria, 1965. 617p.

MEDVEDKIN, Alexander. El cine como propaganda política. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Argentina Editores, 1973.

PAQUOT, Thierry. A Utopia: ensaio acerca do ideal. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de

Janeiro: Difel, 1999. 112p.

RAMIÓ, Joaquim Romaguera i; THEVENET, Homero Alsina (Ed.). Textos y manifiestos del cine;

estética. escuelas. movimientos. disciplinas. innovaciones. 3. ed. Madrid: Catedra, 1998. 586p. (Signo e Imagem).

SAVERNINI, Erika. Cinema e utopia. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002 (catálogo De olhos bem abertos – Mostra Internacional de Cinema Engajado).

SLATER, Thomas J. (Ed.). Handbook of Soviet and East European Films and filmmakers. Westport, Connecticut, 1992. p. 1-67.

TSIVIAN, Yuri. Immaterial world: a cultural anatomy of early Russian films. Los Angeles:

University of Southern California, 1999. (CDROM)

VERTOV, Dziga. Kino-eye: the writings of Dziga Vertov. Edited by Annette Michelson. Translated by Kevin O’Brien. Berkeley and Los Angeles, California: University of California Press, 1995. 344p.

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

SAVERNINI, E. A construção do discurso político no cinema russo dos anos 1920: relações intra e extratextuais no filme Câmera-olho (1924) de Dziga Vertov. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 127–139, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48514. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática