A construção do discurso político no cinema russo dos anos 1920

relações intra e extratextuais no filme Câmera-olho (1924) de Dziga Vertov

Autores

  • Erika Savernini Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Cinema, Cinema russo, Dziga Vertov

Resumo

Em torno do filme Câmera-olho (Kino-glaz – Rússia, 1924) do diretor Dziga Vertov, pode-se analisar a construção de um discurso político localizado na interlocução entre a imagem cinematográfica e os intertítulos..

Biografia do Autor

Erika Savernini, Escola de Belas Artes/UFMG

Mestre e doutora em Artes Visuais (EBA-UFMG); professora do Centro Universitário de Belo Horizonte; coordenadora da coleção midia@rte (Editora UFMG); autora do livro Índices de um cinema de poesia.

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

SAVERNINI, E. A construção do discurso político no cinema russo dos anos 1920: relações intra e extratextuais no filme Câmera-olho (1924) de Dziga Vertov. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 127–139, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48514. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática