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Do instantâneo ao anacrônico

a fotografia como ferramenta da demora na produção de uma melancolia do presente

Autores

  • Taila Idzi Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Porto Alegre / RS
  • Maria do Carmo De Freitas Veneroso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48805

Palavras-chave:

Errância, Nomadismo, Arquivo, Memória, Heliogravura

Resumo

Este artigo examina a série de heliogravuras "A melancolia luminosa", de  [informação omitida], na qual a artista submete registros fotográficos instantâneos, feitos com o celular em viagens, a um processo complexo, que combina fotografia e gravura em metal. A técnica acrescenta camadas de sentido às imagens na tentativa de reter alguma coisa que se perde na velocidade do trânsito. Dessa forma, convidamos o leitor a imergir conosco em um processo que se pergunta a respeito das descontinuidades produzidas pela velocidade dos tempos de partida na tentativa de colar sentidos fragmentados, escavando algo que parece ser uma angústia partilhada na poesia de Fernando Pessoa e de João Cabral de Melo Neto, na filosofia de Giles Deleuze, na música de Adriana Calcanhotto.

Biografia do Autor

  • Taila Idzi, Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Porto Alegre / RS

    É artista visual, pesquisadora e professora. Doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa do programa Capes Print na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.  Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do grupo de pesquisa CALIGRAFIAS E ESCRITURAS e do Núcleo de Arte Impressa da UFRGS. Pesquisa as relações entre arte e escrita de si, percorrendo os elos entre arte e vida, palavra e imagem, o si mesmo e o outro. Tem produzido obras em diferentes meios, sendo o principal deles a gravura em metal. Website: taila.idzi.com.br

     

  • Maria do Carmo De Freitas Veneroso, Universidade Federal de Minas Gerais

    Artista, pesquisadora, Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Estudos Literários - Faculdade de Letras da UFMG (2000), Master of Fine Arts - MFA – Pratt Institute, NY, EUA (1984). Pós-Doutorado – Indiana University, EUA (2009). Coordena o grupo de pesquisa do CNPq CALIGRAFIAS E ESCRITURAS, pesquisa as relações palavra/imagem; gravura; coleção, arquivo e memória. Tem exposto suas obras e publicado seus trabalhos no país e no exterior.

    E-mail: mcfv@ufmg.brhttp://lattes.cnpq.br/1612365823765731

     

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Publicado

2024-04-01

Versões

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Do instantâneo ao anacrônico: a fotografia como ferramenta da demora na produção de uma melancolia do presente. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 11–41, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48805. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48805. Acesso em: 26 dez. 2024.

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