Do instantâneo ao anacrônico
a fotografia como ferramenta da demora na produção de uma melancolia do presente
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48805Palavras-chave:
Errância, Nomadismo, Arquivo, Memória, HeliogravuraResumo
Este artigo examina a série de heliogravuras A melancolia luminosa, de Taila Idzi, na qual a artista submete registros fotográficos instantâneos, feitos com o celular em viagens, a um processo complexo, que combina fotografia e gravura em metal. A técnica acrescenta camadas de sentido às imagens na tentativa de reter alguma coisa que se perde na velocidade do trânsito. Dessa forma, convidamos o leitor a imergir conosco em um processo que se pergunta a respeito das descontinuidades produzidas pela velocidade dos tempos de partida na tentativa de colar sentidos fragmentados, escavando algo que parece ser uma angústia partilhada na poesia de Fernando Pessoa e de João Cabral deMelo Neto, na filosofia de Giles Deleuze e na música de Adriana Calcanhotto.
Referências
ARAÚJO, Rosanne Bezerra de. Travessia do tempo na poética de João Cabral de Melo Neto. Natal: EDUFRN, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46783>. Acesso em: 14 abr. 2023.
BUTI, Marco; LETYCIA, Anna (Org.). Gravura em metal. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Imprensa Oficial do Estado, 2002.
CALCANHOTTO, Adriana. Adriana Calcanhotto - Nômade. Youtube, 31 de mar. de 2023a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tTBSuDR7n7k>. Acesso em: 11 abr. 2023.
CALCANHOTTO, Adriana. Por trás de “Prova dos Nove” - Adriana Calcanhotto. Youtube, 13 de abr. de 2023b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RE4zp68074E>. Acesso em 26 mai. 2023.
CALCANHOTTO, Adriana. Adriana Calcanhotto - Reticências. Youtube, 31 de mar. de 2023c. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vnpUCM-T2M8>. Acesso em: 11 abr. 2023.
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. [Entrevista concedida a] Claire Parnet, Canal TV Arte, 1994 - 1995. Realização: Pierre-André Boutang. Paris: Éditions Montparnasse. Transcrição integral disponível em: <http://www.bibliotecanomade.com/2008/03/arquivo-para-download-o-abecedrio-de.html>. Acesso em: 10 abr. 2023.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva; Editora da Universidade de São Paulo. 1973.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
ENWEZOR, Okwui. Archive Fever: Uses of the Document in Contemporary Art. New York – International Center of Photography, Göttingen: Steidl, 2008.
ERRAR. In: HOUAISS. São Paulo: Uol, 2023. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br >. Acesso em: 5 nov. 2023.
FARINA, Diego Lock. Conversações entre Gilles Deleuze e Fernando Pessoa: viajar para perder países. In: IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa: (des)limiares da linguagem, 2016, Porto Alegre. Anais do IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa: (des)limiares da linguagem. Porto Alegre: Edipucrs, 2016. v. 1. p. 192-197.
GUERREIRO, Ana Santos. Deslocamento e estranheza: Poéticas de translação e de imobilismo. In: ACCIAIUOLI, Margarida; RODRIGUES Ana Duarte [Org.]. Arte & viagem. Lisboa: Instituto de História de Arte, Estudos de Arte Contemporânea, 2012.
[INFORMAÇÃO OMITIDA]. [INFORMAÇÃO OMITIDA]. 2023. Tese. Doutorado em [informação omitida]. Universidade [informação omitida], [informação omitida], 2023.
[INFORMAÇÃO OMITIDA]. Rodovia do Parque. 2018-2019. 1 fotografia.
[INFORMAÇÃO OMITIDA]. Kit café em qualquer lugar. 2018. Conjunto de objetos composto por copos, um pote contendo café moído, um ebulidor térmico, um bule e um coador.
[INFORMAÇÃO OMITIDA]. Porto Alegre. 2020. 1 heliogravura.
JOHN, Richard. Desenhos miméticos e a tirania da forma. 2019. Tese. Doutorado em Artes Visuais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
LISSOVSKY, Maurício. O que fazem as fotografas quando não estamos olhando para elas. In: BARRENECHEA, Miguel. (org) As dobras da memória. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: Obra-Trajeto. São Paulo: Edusp, 1992. Disponível em: <https://portal.lygiaclark.org.br/acervo/8759/lygia-clark-obra-trajeto>. Acesso em: 11 abr. 2023.
NETO, João Cabral de Melo. A educação pela pedra e outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
NETO, Moysés Pinto. A Técnica e o Tempo em Bernard Stiegler. Youtube, 21 ago. 2020a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aNAC-IneSGs&list=PLRrHPCSYEQggsXkbxnDMGlcWLgqRqVrkF&index=2> Acesso em: 05 nov. 2023.
NETO, Moysés Pinto. A Filosofia Social de Bernard Stiegler. Youtube, 11 set. 2020b. Disponível em: <https://youtu.be/5yUAWBzRtO4?si=HsGtTdcyJmA1_WXH> Acesso em: 05 nov. 2023.
NETO, Moysés Pinto. Desorientação e o tempo do cinema. Youtube, 1 set. 2020c. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uBmjTSlTnK0&list=PLRrHPCSYEQggsXkbxnDMGlcWLgqRqVrkF&index=3>. Acesso em: 05 nov. 2023.
NETO, Moysés Pinto. Aula 11: As raízes científicas da Gramatologia. Youtube, 1 de jun. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mSrk3fQ3xfI>. Acesso em: 05/11/2023.
NETO, Moysés Pinto. Bernard Stiegler: Pensador da tecnologia e do humano. Doispontos: Curitiba, São Carlos, v.12, n.01, p. 111-118, abril de 2015.
NETO, Moysés Pinto. Nós fora de nós: Derrida, Stiegler e os sistemas de cognição estendida. Sapere Aude: Belo Horizonte, v.4 - n.7, p.329-346 – 1º sem. 2013.
NÔMADE. In: HOUAISS. São Paulo: Uol, 2023. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-1/html/index.php#5>. Acesso em: 10 abr. 2023.
O LIBERAL. Adriana Calcanhoto fala sobre os passos que a levaram a “Errante”, seu novo trabalho. Youtube, 1 de abr. de 2023. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oncdbUPPWws>. Acesso em: 11 abr. 2023.
PESSOA, Fernando. [Bernardo Soares]. Entrei no barbeiro no modo do costume. In:
AREAL, Leonor. Arquivos Pessoa. Edição: Obra Aberta CRL, 2008. CD ROOM [transformado em site] Disponível na internet em: <http://arquivopessoa.net/textos/4522>. Acesso em 18 maio 2023.
PESSOA, Fernando. Poesia Completa de Fernando Pessoa. Salvador: Nostrum Editora, 2014.
SAFF, Donald; SACILOTTO, Deli. Printmaking: history and process. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.
STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo v. I: El pecado de Epimeteo. Euskal Herria: Hiru Argitaletxea S.L.; Madrid: Gráficas Lizzara S. L. 2002a.
STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo v. II: La Desorientación. Euskal Herria: Hiru Argitaletxea S. L.; Madrid: Gráficas Lizzara S. L. 2002b.
STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo v. III: El tiempo del cine: La question del malestar. Euskal Herria: Hiru Argitaletxea S. L.; Madrid: Gráficas Lizzara S. L. 2004.
STULIK, Dusan C., KAPLAN, Art. Photogravure: The Atlas of Analytical Signatures of Photographic Processes. Los Angeles, California: The Getty Conservation Institute, 2013.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-13 (3)
- 2024-05-10 (2)
- 2024-04-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Taila Idzi, Maria do Carmo De Freitas Veneroso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.