Camping it up and Blackening the University

Escrevivências of Black, Effeminate and Sapphic Bodies

Authors

  • Mauricio Barbosa de Lima UFPR
  • Megg Rayara Gomes de Oliveira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41775

Keywords:

Escrevivências, Body, Intersectionality, Gender and race

Abstract

In this paper, the sinuous movement of the spine and hips is approached to make theuniversity more black and camp, raising the following question: What can black bodies,queers and sapphics do when they gather around a transvestite and black teacher in aclass that intersects gender and race? The high heels, as a political instrument, causes noisein a sanitized environment and opens space for different bodies to occupy a publicinstitution of higher education. The escrevivência, created by the writer and researcherConceição Evaristo, emerges in this work with a qualitative approach as a methodologicaltool intrinsic to an implied research perspective, placed between artistic and scientificproduction of its participants. Escrevivências of bodies that camp up and blacken theuniversity, pointing to a positivity by creating areas of belonging, sharing and collectivity.

Author Biographies

Mauricio Barbosa de Lima, UFPR

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É integrante do Mais Um Coletivo de Arte. Professor de Artes concursado pela prefeitura de João Pessoa - PB, lecionando aulas de teatro para crianças, jovens e adultos.

Megg Rayara Gomes de Oliveira, UFPR

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas do Paraná; Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira, Educação e Ações Afirmativas no Brasil pela Universidade Tuiuti do Paraná ; mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta no setor de educação e professora no Programa de Pós-graduação em educação na Universidade Federal do Paraná. Está coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Paraná. Está coordenadora de Políticas Afirmativas na Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) da Universidade Federal do Paraná; Está coordenadora da Comissão de Políticas Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná; Está coordenadora dos Consórcios de NEABs da região sul. Discute os seguintes temas: Relações raciais, Arte Africana, Arte Afro-brasileira, gênero e diversidade sexual. Em junho de 2018 foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná para representar o referido programa ao prêmio CAPES de melhor tese de 2017.

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALMEIDA, Mariléa de. Devir quilomba: antirracismo, afeto e política nas práticas de mulheres quilombolas. São Paulo: Elefante: 2022.

CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como fundamento do ser. Tese, Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

COSTA, Eduardo Antonio de Pontes; COIMBRA, Cecília Maria Bouças. Nem criadores, nem criaturas: Éramos todos devires na produção de diferentes saberes. Psicologia & Sociedade, 20 (1): 125-133, 2008.

COSTA, Eduardo Antonio de Pontes. A escrita em atos de pesquisa. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. (Org.) Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e educação básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019. p. 107-116.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial realativos ao gênero. In: Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, jan. 2002.

DEMÉTRIO, Fran; BENSUSAN, Hilan Nissior. O conhecimento dos outros: a defesa dos direitos humanos epistêmicos. In: Revista do CEAM, Brasília, v.5, n.1, p.110–124, jan/jul. 2019. Disponível em: <https://zenodo.org/record/3338716#.Yz230HbMLIU> Acesso em: 04 de abril de 2022.

DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. (Org.) Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e educação básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Modos de trabalhar uma formação inventiva de professores: escrita de si, arte, universidade e escola básica. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. (Org.) Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e educação básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019. p. 13-36.

Evaristo, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: Alexandre, Marcos A. (Org.) Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p. 16-21.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria racial crítica e letramento racial crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. In: Revista da ABPN, v. 6, n. 14; jul. - out. 2017. p. 236-263. Disponível em <https://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/wp-content/uploads/2020/07/TEORIA-RACIAL-CR%C3%8DTICA-E-LETRAMENTO-RACIAL-CR%C3%8DTICO.pdf> Acesso em 15 de maio de 2022.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p. 129-160.

KASTRUP, Virgínia; GURGEL, Verônica. O papel da escrita na formação de professores e o problema da coemergência. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. (Org.) Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e educação básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019. p. 60-71.

LIMA, Ari; CERQUEIRA, Felipe de Almeida. A identidade homossexual e negra em Alagoinhas. In: Bagoas, v. 1, n. 1, p. 269-286, jul./dez. 2007.

LIMA, Renata Morais; DIAS, Rosimeri de Oliveira. Cartas como método de pesquisa na formação do professor. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. (Org.) Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e educação básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019. p. 86-96.

LOURAU, René. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro: Universidade do Rio de Janeiro, 1993.

OLAZA, Monica. Uruguay legisla acciones afirmativas para afrodescendientes. In: Contra Relatos desde el Sur, 2015 (12). p. 117-131. Disponível em: <https://revistas.unc.edu.ar/index.php/contra-relatos/article/view/20532> Acesso em: 01 de agosto de 2022.

OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. Salvador - BA: Editora Devires, 2020.

PINHO, Osmundo. Relações raciais e sexualidade. In: OSMUNDO, Pinho; SANSONE, Livio (Orgs.) Raça: novas perspectivas antropológicas. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 257-284.

RATTS, Alex. Entre personas e grupos homossexuais negros e afro-lgttb. In: BARROS JÚNIOR, Francisco de Oliveira; LIMA, Solimar Oliveira (Orgs.) Homossexualidade sem fronteiras. Rio de Janeiro: Bookslinks/Teresina: Grupo Matizes, 2007.

RUFINO, Bianca. Zíngara. Editora Triluna: João Pessoa, 2021.

SOARES, Lissandra Vieira; MACHADO, Paula Sandrine. “Escrevivências” como ferramenta metodológica na produção de conhecimento. In: Psicologia Social. Psicologia Política, 17(39), 2017. p. 203-219.

Published

2023-04-06 — Updated on 2023-04-06

Versions

How to Cite

LIMA, M. B. de; OLIVEIRA, M. R. G. de . Camping it up and Blackening the University: Escrevivências of Black, Effeminate and Sapphic Bodies. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 173–195, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41775. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41775. Acesso em: 30 jun. 2024.