Experiencias en el arte

archivo, infancia y narrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32951

Palabras clave:

Experiencias artísticas y educativas., Infancia., Archivo

Resumen

A partir de la recopilación de experiencias artísticas y educativas del Grupo Pataphysics, el ensayo presenta un recorrido por este archivo fotográfico, cuyos gestos fueron captados por los mediadores que integran el grupo. Para comprender los puntos de inflexión entre el campo del arte y la producción del pensamiento, es interesante notar destellos creativos que surgen de la estela de estas experiencias amalgamadas en los registros a través de la experiencia estética. El ejercicio de mirar estas imágenes opera ahora una actualización que entiende las insurgencias narrativas como posibles tareas infantiles, presentadas aquí menos como un campo social y más como una producción de pensamiento. Para ello, la articulación teórica con Gilles Deleuze, Georges Didi-Huberman y François Lyotard busca las supervivencias y resistencias de estos archivos.

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Biografía del autor/a

  • Carolina Correa Rochefort, UFPel/ Centro de Artes

    Doutoranda em Educação pelo PPGE - FAE - UFPel (2020), na Linha de Pesquisa “Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente”, sob orientação da professora Dra. Maria Manuela Alves Garcia. Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV - IA - UFRGS (2010), sob orientação do professor Dr. Eduardo Vieira da Cunha. Especialista em Poéticas Visuais pela Universidade FEEVALE (2008), sob orientação da professora Dra. Sandra Rey. Graduação no Curso de Artes Visuais Bacharelado em Gravura pela Universidade Federal de Pelotas (2005). É professora adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas ministrando as disciplinas de Desenho da Figura Humana e Mediação Artística: experiências poético-educativas. Tem experiência na área de pesquisa em Artes, atuando no grupo de pesquisa Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade, em orientações e co-orientações com alunos da graduação do curso de Bacharelado e de Licenciatura em Artes Visuais assim como na coordenação do Projeto de unificado (pesquisa, extensão e ensino) Patafísica: mediação-arte-educação (2011).

  • Carolina Mesquita Clasen, UFPel

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2018), na Linha de Urbanismo Contemporâneo do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas. Com Licenciatura em Artes Visuais obtida pela mesma instituição (2014) e Especialização em andamento em Planejamento e Gestão das Cidades (Programa USP Cidades; PECE-POLI-USP); tem interesse por investigações sobre as Infâncias Contemporâneas e suas intersecções. Através de participação e contribuições nas pesquisas sobre espaços expositivos e públicos, com temas tangenciados pelas teorias da cidade, sociologia da infância e da educação, desenvolve sua formação vinculada aos Grupos de Pesquisa CNPq Cidade+Contemporaneidade e Patafísica (UFPel/BR- UNPSJB/Ar). Desde 2019, realiza atividades junto ao GT Cidade, Infâncias e Juventudes vinculado ao Instituto dos Arquitetos Brasileiros de São Paulo (IAB-SP).

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Publicado

2021-12-13

Número

Sección

Artículos - Sección temática

Cómo citar

Experiencias en el arte: archivo, infancia y narrativa. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 40–61, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32951. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/32951. Acesso em: 24 dec. 2025.