Del mal totalitario a la educación artística

la violencia institucional impulsada por el Ministerio de la Mujer, la Familia y los Derechos Humanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41805

Palabras clave:

Mal totalitario, Bolsonaro, Educación artística, Género, Resistencia

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar tres producciones académicas, financiadas por el gobierno de Bolsonaro, que buscan producir violencia institucional contra disidentes sexuales y estudiantes desobedientes de género, así como cercenar la libertad de enseñanza de los profesores y las profesoras de arte en lo referente al género, la sexualidad, la raza, la naturaleza y clase social. Se concluyó que, frente al mal totalitario, es necesario comprender cómo la extrema derecha ha articulado sus políticas educativas, para crear un frente de resistencia cada vez más fuerte. Además, también se cuestiona el derecho de las familias a educar a sus hijos e hijas con base en valores y creencias que generan situaciones inhumanas en el aula de clase, en el contexto de la educación formal.

 

Biografía del autor/a

Tiago de Brito Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). É formado em Interpretação Teatral (2010) e licenciatura em Artes Cênicas (2015) pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou intercâmbio durante a primeira graduação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É mestre (2013) e doutor (2017) em Artes pela UnB, com Pós-Doutorado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2019), sob supervisão da professora Mariana Lima Muniz, e Pós-Doutorado em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP (2020), sob supervisão da professora Maria Lúcia Pupo. Ganhador do prêmio de melhor Tese na área de Linguística, Letras e Artes junto ao Prêmio UnB Tese do ano de 2017. Autor do livro Criança em cena: Análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores (Editora CRV, 2015) e um dos organizadores dos livros Pedagogia das Artes Cênicas (Volume 1, 2, 3 e 4). Lecionou também na licenciatura em Teatro da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). Foi vice-coordenador do grupo de trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE (2017-2018). É pesquisador associado do Groupe de Recherche sua l'Enseignement du Théâtre - GRET da Université du Québec à Montréal - (UQAM). Atualmente é colaborador do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) da UFMG.

Citas

BORGES, Inez Augusto. Considerações históricas sobre a violência institucional contra crianças e adolescentes. In: Brasil. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fórum Nacional para Proteção de Crianças e Adolescentes: Por uma infância protegida: enfrentando as diversas formas de violência contra crianças e adolescentes. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Brasília, DF: Atuação Global, 2021, p.347-360.

BRASIL. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fórum Nacional para Proteção de Crianças e Adolescentes: Por uma infância protegida: enfrentando as diversas formas de violência contra crianças e adolescentes. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Brasília, DF: Atuação Global, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BUCCI, Eugênio. Existe democracia sem verdade factual? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.

CAMPAGNOLO, Ana Caroline; AMATO, David Rossler. Ideologia: desserviço na educação da criança e adolescente. In: Brasil. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fórum Nacional para Proteção de Crianças e Adolescentes: Por uma infância protegida: enfrentando as diversas formas de violência contra crianças e adolescentes. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Brasília, DF: Atuação Global, 2021, p.361-390.

FIOROTTI, Silas. Intolerância religiosa dos evangélicos na educação básica: breve análise de alguns casos. INTERRITÓRIOS, v. 5, p. 213-231, 2019.

MOREIRA, Alexandre Magno Fernandes. A ideologia em sala de aula na perspectiva dos tratados internacionais de direitos humanos. In: Brasil. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fórum Nacional para Proteção de Crianças e Adolescentes: Por uma infância protegida: enfrentando as diversas formas de violência contra crianças e adolescentes. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Brasília, DF: Atuação Global, 2021, p.391-398.

SCHEFFER, M. et al., Demografia Médica no Brasil 2020. São Paulo, SP: FMUSP, CFM, 2020.

Publicado

2023-04-06

Cómo citar

CRUVINEL, T. de B. Del mal totalitario a la educación artística: la violencia institucional impulsada por el Ministerio de la Mujer, la Familia y los Derechos Humanos. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 28–48, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41805. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41805. Acesso em: 17 may. 2024.