Improvisação e encarnação no Les Copiaus de Jacques Copeau
o jogo infantil, o ator e o transe
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.42741Palabras clave:
Les Copiaus, Jogo infantil, Encarnação, Improvisação, TranseResumen
O artigo identifica as origens das noções de improvisação e de encarnação tais como elas foram propostas por Jacques Copeau ao grupo Les Copiaus. Evidenciam-se as críticas de Copeau aos modos de se fazer e de se aprender teatro na França do início do século XX, as observações do diretor-pedagogo sobre os jogos infantis de seus filhos e as ligações entre algumas dinâmicas destes e aquelas contidas nas práticas do Les Copiaus, dando-se especial atenção à ideia de transe. Conclui-se que o jogo infantil lançou as bases para uma improvisação imersiva nos Copiaus, bem como contribuiu para o entendimento de que um personagem dramático pode prescindir de um texto teatral dado a priori, fundamento que influencia práticas teatrais até os dias de hoje.
Citas
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BORBA, Patrícia de. Aspectos da improvisação teatral na França. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 13, p. 113-121, 2009. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102132009113
CHANCEREL, Leon. Les Copiaus. Jeux, tréteaux et personnages (Cahiers d’art dramatique), Paris, 1ère année, v.1, n. 1, p. 13-17, 1930.
COPEAU, Jacques. Registres I: Appels. Paris: Gallimard, 1974. (coll. Pratique du Théâtre).
COPEAU, Jacques. Registres ll, Molière. Paris: Gallimard, 1976. (coll. Pratique du théâtre).
COPEAU, Jacques. Registres III, Les Registres du Vieux-Colombier, 1. Paris: Gallimard, 1979. (coll. Pratique du théâtre).
COPEAU, Jacques. Registres IV. Les Registres du Vieux-Colombier, 2: America. Paris: Gallimard, 1984. (coll. Pratique du théâtre).
COPEAU, Jacques. Registres VI, L’École du Vieux-Colombier. Paris: Gallimard, 1999. (coll. Pratique du théâtre).
COPEAU, Jacques. Fonds Copeau: 7 Boîtes non cataloguées concernant l’École du Vieux Colombier. Paris: Bibliothèque Nationale de France, s/d.
DOYON, Raphaëlle. Suzanne Bing, collaboratrice de Jacques Copeau: enquête sur la constitution d’un patrimoine théâtral. In: GARRIC, J.-P. (ed.). La construction des patrimoines en question(s): Contextes, acteurs, processus. Création, Arts et Patrimoines. Paris: Éditions de la Sorbonne, 2019. p. 9-42. DOI: https://doi.org/10.4000/books.psorbonne.7180
FALEIRO, José Ronaldo. Ginástica & jogo entre os primeiros alunos de copeau. In: CONGRESSO ABRACE, 5., 2008, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: [s. n.], 2008.
FALEIRO, José Ronaldo; GIANNETTI, Gabriela; BERTOLI, Naiara. Sobre a poética da atuação em Jacques Copeau. DAPesquisa, v. 4, n. 6, p. 163-169, 2009.
FREIXE, Guy. La filiation Copeau, Lecoq, Mnouchkine: une lignée du jeu de l’acteur. Lavérune: Éditions l’Entretemps, 2014.
FREIXE, Guy. A improvisação e o jogo com máscara na formação do ator. Cena, Porto Alegre, n. 23, p. 184-193, nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.70441
FREIXE, Guy. Les utopies du masque sur les scènes européennes du XXe siècle. Montpellier: l’Entretemps éd, 2010.
ICLE, Gilberto. Pedagogia Teatral como cuidado de si. São Paulo: Baraúna, 2010.
ICLE, Gilberto. O Ator como Xamã: configurações da consciência no sujeito extracotidiano. São Paulo: Perspectiva, 2006.
JAVIER, Francisco. Jacques Copeau e a America Latina. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 1, p. 45-52, 1997. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101011997045
MIGLIONICO, Marco. Il progetto educativo del teatro di Jacques Copeau e l’Educazione alla Teatralitá. Arona: Editore XY.IT, 2009. DOI: https://doi.org/10.4000/books.xy.486
MISTRIK, Miloš. Les Copiaus sans Copeau. In: VILLARD-GILLES, Jean; SAINT-DENIS, Michel. Jacques Copeau, hier et aujourd’hui. Bratislava/Paris: Veda: les Éditions de l’Amandier, 2014. p. 94-128.
OLIVA, Gaetano. Educazione alla Teatralità: Il gioco drammatico. Arona: Editore XY.IT srl, 2010. DOI: https://doi.org/10.4000/books.xy.368
PRÉNAT, Jacques. Visite à Copeau. Latinité, p. 377‑400, 1930.
RIECHEL, Juliana; SOLER, Nathalie; FALEIRO, José Ronaldo. Jacques Copeau e sua influência na EAD e no moderno teatro brasileiro. DAPesquisa, Florianópolis, v. 5, n. 7, p. 92–102, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14077. Acesso em: 6 nov. 2023.
SCALARI, Rodrigo. Jacques Copeau in tune with romanticism, hand in hand with Rousseau: from the myth of child’s innocence to the problems of actor’s consciousness. Theatre, Dance and Performance Training, 2023a. DOI: https://doi.org/10.1080/19443927.2023.2253189. DOI: https://doi.org/10.1080/19443927.2023.2253189
SCALARI, Rodrigo. A criança como modelo na pedagogia do Clown: em Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Philippe Gaulier. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, jul. 2023b. DOI: http:/dx.doi.org/10.5965/1414573102472023e0104. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0104
SCALARI, Rodrigo. Laboratórios da Infância de Copeau e Bing: um grupo de crianças, embrião da École du Vieux Colombier. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 13, n. 1, p. 1-28, 2022a. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/123673. Acesso em: 24 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660123673vs02
SCALARI, Rodrigo. Jacques Copeau e o instinto dramático da criança. Sala Preta, v. 21, n. 2, p. 49-65, 2022b. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p49-65. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i2p49-65
SCALARI, Rodrigo Cardoso. Copeau e os laboratórios da infância: as brincadeiras de seus filhos, ou, melhor dizendo, le tout rond. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, set. 2022c. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21895/14789. Acesso em: 24 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0210
SCALARI, Rodrigo. Quando o teatro encontra a infância: contribuições da Children’s School à pedagogia do ator na École du Vieux-Colombier. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 159-174, 2021a. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/32946. Acesso em: 24 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32946
SCALARI, Rodrigo. L’enfant comme modèle dans la pédagogie théâtrale. Dans les approches de Jacques Copeau, Jacques Lecoq et Philippe Gaulier. 2021. Thèse (Doctorat en Études théâtrales) – Sorbonne Nouvelle Paris 3, Paris, 2021b.
SCHECHNER, Richard. Between theater and antropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-05-09 (6)
- 2024-05-08 (5)
- 2024-05-08 (4)
- 2024-03-27 (3)
- 2024-03-27 (2)
- 2023-12-18 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rodrigo Cardoso Scalari
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.