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Improvisação e encarnação no Les Copiaus de Jacques Copeau

o jogo infantil, o ator e o transe

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.42741

Palabras clave:

Les Copiaus, Jogo infantil, Encarnação, Improvisação, Transe

Resumen

O artigo identifica as origens das noções de improvisação e de encarnação tais como elasforam propostas por Jacques Copeau ao grupo Les Copiaus. Evidenciam-se as críticas deCopeau aos modos de se fazer e de se aprender teatro na França do início do século XX,as observações do diretor-pedagogo sobre os jogos infantis de seus filhos e as ligaçõesentre algumas dinâmicas destes e aquelas contidas nas práticas do Les Copiaus, dando-seespecial atenção à ideia de transe. Conclui-se que o jogo infantil lançou as bases para umaimprovisação imersiva nos Copiaus,bem como contribuiu para o entendimento de que umpersonagem dramático pode prescindir de um texto teatral dado a priori, fundamento queinfluencia práticas teatrais até os dias de hoje.

Biografía del autor/a

Rodrigo Cardoso Scalari, Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle

Rodrigo Cardoso Scalari es actor, investigador y profesor de teatro. Doctorado en Estudios Teatrales por la Université Sorbonne Nouvelle - Paris III (FR), con el apoyo de la Beca de Doctorado en el Extranjero de CAPES (Ministerio de Educación/Brasil). Máster en Teatro por la Universidad de Campinas (UNICAMP/Brasil), con el apoyo de la Beca de Máster de la FAPESP (Gobierno de São Paulo/Brasil). Graduado en Teatro por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil). En la École Philippe Gaulier (FR), estudió los estilos de actuación: Le Jeu, Máscara Neutral, Tragedia Griega, Máscaras Larvas, Commedia dell'Arte, Personajes, Melodrama, Shakespeare/Tchekhov, Bufón y Clown. Le interesan especialmente los debates sobre la formación, el training y la dirección del actor.

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Publicado

2023-12-18 — Actualizado el 2024-05-08

Versiones

Cómo citar

SCALARI, R. C. Improvisação e encarnação no Les Copiaus de Jacques Copeau: o jogo infantil, o ator e o transe. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 29, p. 216–235, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.42741. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/42741. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección abierta