Palavras e imagens em livros de artista
Palabras clave:
Artes - estudo e ensino, Livro de artista, Palavra e imagemResumen
Neste trabalho, farei uma breve introdução às raízes do livro de artista e aos seus antecedentes no século XX, apresentando em seguida algumas abordagens do livro de artista como obra intermidiática, explorando principalmente as relações entre palavra e imagem. Será focalizado, finalmente, o projeto de ensino “Impressão, texto, imagem”, envolvendo livros de artista impressos em fotolitografia, que venho desenvolvendo com estudantes de graduação e de pós-graduação da EBA/UFMG, e que realizei também com alunos da Hope School of Fine Arts, da Universidade de Indiana, em Bloomington (EUA), no primeiro semestre de 2009, como artista visitante.
Citas
ALETRIA. Revista de estudos de literatura. Intermidialidade. Belo Horizonte: CEL – Faculdade de Letras – UFMG, v.14, jul/dez. 2006.
CAMPOS, Augusto de; PLAZA, Julio. Poemobiles. São Paulo: Augusto de Campos e Julio Plaza, 1974. Limited edition: 1000 copies. http://www. library.yale.edu/aob/Exhibition/campos.htm.
CHRISTIN, Anne-Marie. A History of Writing. From hieroglyph to multimedia. Paris: Flammarion, 2002.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. In: VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas (Org.). Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. (Belo Horizonte: Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais) v.1 n. 2, nov. 2008.
CLÜVER, Claus. Inter Textus / Inter Artes / Inter Media. In: CLÜVER, Claus; DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; REIS, Eliana Lourenço de Lima (Ed.). Intermidialidade. Aletria. Revista de estudos de literatura. (Belo Horizonte: CEL – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais) n.14, p. 11-41, jul-dez. 2006.
DRUCKER, Johanna. The Century of Artists’ Books. New York: Granary Books, 2004.
FABRIS, Annateresa; TEIXEIRA DA COSTA, Cacilda. Tendências do livro de artista no Brasil. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.
GARCIA, Angelo Mazzuchelli. A literatura e a construção de livros. Aletria. Revista de estudos de literatura. Intermidialidade. Belo Horizonte: CEL – Faculdade de Letras – UFMG, v.14, p.285- 295, jul/dez. 2006.
HOECK, Leo. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática.In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível. Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Pos-Lit/Fale/UFMG, 2006. p.167-190.
MERQUIOR, José Guilherme. A criação do Livro da Criação. In: AMARAL, Aracy A. (Org.). Projeto construtivo brasileiro na arte (1950-1962). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.
RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Tradução: Thaïs F. N. Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. [Texto a ser publicado em português.]
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. SP: Cia das Letras, 1995. p.138
SILVEIRA, Paulo. A página violada. Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS), 2001.
_____. As existências da narrativa no livro de artista. Porto Alegre: Instituto de Artes da
UFRGS, 2008. 321p. (Tese, Doutorado em História, Teoria e Crítica da Arte).
TEJO, Cristiana. Paulo Bruscky: arte em todos os sentidos. Recife: Zoludesign, 2009.
VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Caligrafias e Escrituras: diálogo e intertexto no processo escritural nas artes no século XX. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2000. 451 p. (Tese, Doutorado em Literatura Comparada).
_____. Corte/Cola: Encyclopedia. In: VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas; AVELLAR, Wilson de; ÂNGELO, Afranio et al. Enciclopédia. Belo Horizonte: Litholabor, 2003. p.5.
_____ (Org.). Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pósgraduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. (Belo Horizonte: Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais) v.1 n. 2, nov. 2008.
ZANINI, Walter. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v.2.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.