“essência / vertigem”

Fotografia, arquivo, ausência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.26385

Palavras-chave:

Fotografia, Arquivo, Ausência, Modernidade, Cristiane Lindner

Resumo

Este ensaio apresenta uma série de fotografias de Cristiane Lindner, feita entre 2017 e 2018. Nessa série inédita, as imagens lidam com as limitações e as potencialidades das câmeras de celulares contemporâneas. Produzidas digitalmente, as imagens parecem criar um efeito anacrônico, diferindo a fratura da representação do objeto e a desconstrução da identidade levadas a cabo com a modernidade. Um arquivo de proposições análogas reforça a potência crítica cifrada na série.

Biografia do Autor

Artur de Vargas Giorgi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil)

 

Atualmente, é Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil), em regime de dedicação exclusiva. É Bacharel em Comunicação Social (UNAERP – SP, 2002); Licenciado em Letras (UFSC, 2009); Mestre em Teoria Literária (UFSC/CNPq, 2011) e Doutor em Literatura (UFSC/CNPq, 2015). Defendeu tese sobre os exílios de Ferreira Gullar e León Ferrari, trabalho sob orientação de Raúl Antelo que foi indicado ao Prêmio Capes de Tese (Edição 2015-2016). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL/Capes, 2015-2016), onde também foi professor, lecionando na Pós-Graduação e nos cursos de graduação em Psicologia e em Cinema e Audiovisual (2016-2018). É autor de artigos e ensaios dedicados, sobretudo, à literatura brasileira, à teoria literária e às artes visuais.

 

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

GIORGI, A. de V. “essência / vertigem”: Fotografia, arquivo, ausência. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 503–529, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.26385. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/26385. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaio visual