Diagrammi nella critica d'arte

Una lettura delle piazze strutturaliste di Rosalind Krauss

Autori

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.26515

Parole chiave:

Rosalind Krauss

Abstract

x

Biografia autore

Manoel Silvestre Friques, UNIRIO

Manoel Silvestre Friques é Teórico do Teatro (UNIRIO) e Engenheiro de Produção (UFRJ). Doutorando no Programa de História Social da PUC-Rio, é Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Professor da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO, deu aulas, entre 2008 e 2013, nos cursos de Design de Moda e Artes da Faculdade SENAI Cetiqt. Publicou o livro de críticas Seis Chaves (EAV, 2012) e ensaios nas revistas Concinittas, Poeisis, Arte & Ensaios, Percevejo, Urdimento, E-compós, dentre outras. Dentre suas últimas curadorias destacam-se Lúmens (Furnas Espaço Cultural), Incorpóreo (Centro de Justiça Federal), ambas individuais de João Penoni em 2013; Brazo de Monte, exposição individual de Andrés Boero Madrid, no Uruguai em 2014; e as exposições coletivas Coisas Vistas Aqui e Ali, Sem Óculos e Curadoria Operária (ambas no Espaço Cultural Sergio Porto, 2014).

Riferimenti bibliografici

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana I: Da Antiguidade ao Duccio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BARTHES, Roland. A mitologia hoje. In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972.

CASTRO, Demian. Significados do conceito de paisagem: um debate através da epistemologia da geografia. In: http://www.pucsp.br/~diamantino/PAISAGEM.htm, 2009.

DIDI–HUBERMAN, Georges. A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

FRIED, Michael. Art and Objecthood. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

FRIQUES, Manoel Silvestre. “O inventário de Rosalind Krauss: pós-modernismo e pós-meio”. In Anais do XXXII Congresso Brasileiro de História da Arte, Brasília, 2012.

FRIQUES, Manoel Silvestre. “O Informe de Rosalind Krauss: a rejeição do Abjeto”. In XXXVIII Anais do Congresso Brasileiro de História da Arte, Florianópolis, 2018b.

FRIQUES, Manoel Silvestre. Entre a Ilusão e a Teatralidade: Rosalind Krauss, Michael Fried e o Minimalismo. Revista Brasileira de Estudos da Presença [Eperiodico], v. 8, p. 807-837, 2018a.

FRIQUES, Manoel Silvestre. A condição pós-meio da arte contemporânea. In: Flora Süssekind; Tania Dias; Celia Pedrosa. (Org.). Crítica e Valor - Coleção FCRB Aconteceu 13. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014, v. 1, p. 197-208.

GREENBERG, Clement. Art & Culture. Boston: Beacon Press, 1992.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1975.

JAMESON, Fredric. Foreword. In: GREIMAS, A. On Meaning. Minneapolis: University Minnesota Press, 1976.

JAMESON, Fredric. Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. Duke University Press, Durham, 1992.

JAMESON, Fredric. The Political Unconscious. London: New York: Routledge, 2002.

JAMESON, Fredric. The Prison-House of Language: a critical account of structuralism and russian formalism. Princeton, Princeton University Press: 1972.

KAISER, Philipp; KWON, Miwon. Ends of the Earth and back. In: Ends of the Earth: Land Art to 1974. Munich, London: New York: Prestel, 2013.

KENTRIDGE, William. Felix no exílio: geografia da memória. In: TONE, Lilian (org.). William Kentridge: fortuna. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Pinacoteca do Estado; Porto Alegre, RS: Fundação Iberê Camargo, 2012.

KENTRIDGE, William. Paisagem em estado de sítio. In: TONE, Lilian (org.). William Kentridge: fortuna. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Pinacoteca do Estado; Porto Alegre, RS: Fundação Iberê Camargo, 2012.

KRAUSS, Rosalind; BOIS Yve-Alain. Formless – a user’s guide. Nova York: Zone Books, 1999.

KRAUSS, Rosalind. A voyage on the North Sea. New York: Thames & Hudson, 1999.

KRAUSS, Rosalind. Darby Bannard's New Work. In: Artforum, vol. IV, n. 8, Abril 1966.

KRAUSS, Rosalind. Escultura no campo ampliado. In: Arte & Ensaios – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, EBA/UFRJ, ano XV, n. 17, 2008.

KRAUSS, Rosalind. Passages in Modern Sculpture. The MIT Press, Cambridge, 1981.

KRAUSS, Rosalind. Perpetual Inventory. Massachusetts: MIT Press, 2010.

KRAUSS, Rosalind. Review New York: Neil Williams (Andre Emmerich Gallery); Erotic Art (Sidney Janis Gallery). In: Artforum, vol. V, n. 4, December, 1966.

KRAUSS, Rosalind. Terminal Iron Works. Cambridge, MIT Press, 1971.

KRAUSS, Rosalind. The Master’s Bedroom. In: Representations, n. 28, Special Issue: Essays in Memory of Joel Fineman (Autumn, 1989), pp. 55-76.

KRAUSS, Rosalind. The Optical Unconscious. Massachusetts: MIT Press, 1994.

KRAUSS, Rosalind. The originality of the avant–garde and other modernist myths. Massachusetts: MIT Press, 1986.

KRAUSS, Rosalind. The Picasso Papers. MIT Press, Cambridge, MA, 1999.

KRAUSS, Rosalind. Under Blue Cup. Massachusetts: MIT Press, 2011.

LACAN, Jacques. O Seminário – livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LÉVI–STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. São Paulo: Cosac Naify Portátil, 2012.

LÉVI–STRAUSS, Claude. Mito e significado. Lisboa: Edições 70, 2010.

LÉVI–STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. Mitológicas 1. São Paulo, CosacNaify, 2004.

LÉVI–STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

LYOTARD, Jean–François. Fiscourse Digure: The Utopia behind the Scenes of the Phantasy. In: Theatre Journal, vol. 35, n. 3, The Poetics of Theatre (Oct., 1983), pp. 333-357.

MITCHEL, W.J.T. Landscape and power. Chicago: The University of Chicago Press, 2002.

MORRIS, Robert. Notes on Sculpture. In: BATTCOCK, Gregory (ed.). Minimal Art – A Critical Anthology. New York: E.P. Dutton, 1968.

OSBORNE, Peter. Anywhere or not at all: philosophy of contemporary art. London: Verso Books, 2013.

OSBORNE, Peter. Quaderns Portàtils 28: October and the Problem of Formalism. Barcelona: Museo d’Art Contemporani de Barcelona, 2012.

QUINET, Antonio. Um olhar a mais – ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos e outros ensaios estéticos. Lisboa: Edições 70, 2013.

SCHAPIRO, Meyer. Style. In: Theory and Philosophy of Art, Style, Artist and Society. New York: George Braziller, 1994.

SIMMEL, Georg. A Filosofia da Paisagem. Covilhã: LusoSofia Press, 2009.

SIMMEL, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

SMITHSON, Robert. The Collected Writtings. New York: New York University Press, 1979.

Pubblicato

2022-08-22

Come citare

FRIQUES, M. S. Diagrammi nella critica d’arte: Una lettura delle piazze strutturaliste di Rosalind Krauss. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 25, p. 166–204, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.26515. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/26515. Acesso em: 18 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos