Diagramas na crítica de arte

Uma leitura dos quadrados estruturalistas de Rosalind Krauss

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.26515

Palavras-chave:

Campo Expandido, Rosalind Krauss, Arte Contemporânea

Resumo

O presente artigo propõe uma leitura dos três usos do quadrado estruturalista realizados por Rosalind Krauss, respectivos à escultura moderna, à pintura modernista e ao medium. Para isso, entrelaça algumas obras da autora, observando neste processo seu deslocamento de foco do campo expandido da escultura ao cubo branco. Este exercício de leitura responde diretamente ao fenômeno de crescente apropriação do “campo expandido” nos debates artísticos brasileiros recentes, buscando uma compreensão mais adequada aos usos do quadrado estruturalista realizado por Rosalind Krauss.

Biografia do Autor

  • Manoel Silvestre Friques, UNIRIO
    Manoel Silvestre Friques é Teórico do Teatro (UNIRIO) e Engenheiro de Produção (UFRJ). Doutorando no Programa de História Social da PUC-Rio, é Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Professor da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO, deu aulas, entre 2008 e 2013, nos cursos de Design de Moda e Artes da Faculdade SENAI Cetiqt. Publicou o livro de críticas Seis Chaves (EAV, 2012) e ensaios nas revistas Concinittas, Poeisis, Arte & Ensaios, Percevejo, Urdimento, E-compós, dentre outras. Dentre suas últimas curadorias destacam-se Lúmens (Furnas Espaço Cultural), Incorpóreo (Centro de Justiça Federal), ambas individuais de João Penoni em 2013; Brazo de Monte, exposição individual de Andrés Boero Madrid, no Uruguai em 2014; e as exposições coletivas Coisas Vistas Aqui e Ali, Sem Óculos e Curadoria Operária (ambas no Espaço Cultural Sergio Porto, 2014).

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana I: da Antiguidade ao Duccio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972.

BARTHES, Roland. A mitologia hoje. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 76-80.

CASTRO, Demian. Significados do conceito de paisagem: um debate através da epistemologia da geografía. [S.l: s. n.], 2009. Disponível em: http://www.pucsp.br/~diamantino/PAISAGEM.htm. Acesso em: 7 jul. 2022.

DIDI–HUBERMAN, Georges. A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

FRIED, Michael. Art and Objecthood. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

FRIQUES, Manoel Silvestre. O inventário de Rosalind Krauss: pós-modernismo e pós-meio. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 32., 2012, Brasília. Anais [...]: direções e sentidos da história da arte. Campinas: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2013. p. 1322-1334.

FRIQUES, Manoel Silvestre. A condição pós-meio da arte contemporânea. In: PEDROSA, Celia; DIAS, Tania; SÜSSEKIND, Flora (org.). Crítica e valor: uma homenagem a Silviano Santiago. Rio de Janeiro:Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. p. 197-208. (Coleção FCRB Aconteceu, 13).

FRIQUES, Manoel Silvestre. Visões do modernismo: os formalismos de Rosalind Krauss. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

FRIQUES, Manoel Silvestre. Entre a ilusão e a teatralidade: Rosalind Krauss, Michael Fried e o Minimalismo. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 8, n. 4, p. 807-837, 2018.

FRIQUES, Manoel Silvestre. O informe de Rosalind Krauss: a rejeição do Abjeto. In: CONGRESSO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 38., 2018, Florianópolis. Anais [...]: Arte e Erotismo – prazer e transgressão na história da arte. Florianópolis: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2019. p. 395-405.

FRIQUES, Manoel Silvestre. Não eu: Rosalind Krauss e as ironias de Jasper Johns. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 248-267, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16333. Acesso em: 25 abr. 2022.

GREENBERG, Clement. Art & Culture.Boston: Beacon Press, 1992.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1975.

JAMESON, Fredric. The Prison-House of Language: a Critical Account of Structuralism and Russian Formalism. Princeton: Princeton University Press, 1972.

JAMESON, Fredric. Foreword. In: GREIMAS, Algirdas Julien. On Meaning: Selected Writings in Semiotic Theory. Minneapolis: University Minnesota Press, 1976. p. vi-xxii.

JAMESON, Fredric. Postmodernism: or, The Cultural Logic of Late Capitalism. Durham: Duke University Press, 1992.

JAMESON, Fredric. The Political Unconscious. London/New York: Routledge, 2002.

KAISER, Philipp; KWON, Miwon. Ends of the Earth and back. In: KAISER, Philipp; KWON, Miwon. Endsof the Earth: Land Art to 1974. Munich; London; New York: Prestel, 2013. p. 17-30.

KENTRIDGE, William. Paisagem em estado de sítio. In: TONE, Lilian (org.). William Kentridge: fortuna. São Paulo: Instituto Moreira Salles/Pinacoteca do Estado; Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012. p. 292-293.

KENTRIDGE, William. Felix no exílio: geografia da memória. In: TONE, Lilian (org.). William Kentridge: fortuna. São Paulo: Instituto Moreira Salles/Pinacoteca do Estado; Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012. p. 294-296.

KRAUSS, Rosalind. Darby Bannard’s New Work. Artforum, v. 4, n. 8, p. 32-34, Apr. 1966.

KRAUSS, Rosalind. Review New York: Neil Williams (Andre Emmerich Gallery); Erotic Art (Sidney Janis Gallery). Artforum, v. 5, n. 4, p. 58-59, Dec. 1966.

KRAUSS, Rosalind. Terminal Iron Works. Cambridge: The MIT Press, 1971.KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the Expanded Field. October, vol. 8, p. 30-44, Spring, 1979.

KRAUSS, Rosalind. Passages in Modern Sculpture. Cambridge: The MIT Press, 1981.

KRAUSS, Rosalind. The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge: The MIT Press, 1986.

KRAUSS, Rosalind. The Master’s Bedroom. Representations, n. 28, p. 55-76, Autumn 1989. Special Issue: Essays in Memory of Joel Fineman.

KRAUSS, Rosalind. The Optical Unconscious. Cambridge: The MIT Press, 1993.

KRAUSS, Rosalind. The Picasso Papers. Cambridge: The MIT Press, 1999.

KRAUSS, Rosalind. A voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition.New York: Thames & Hudson, 1999.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

KRAUSS, Rosalind. “... And then turn away?”. In: BAKER, George (ed.). October Files 5 James Coleman. Massachusetts: MIT Press, 2003.

KRAUSS, Rosalind. Escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 17, n. 17, p. 129-137, 2008.

KRAUSS, Rosalind. Perpetual Inventory. Cambridge: The MIT Press, 2010.

KRAUSS, Rosalind. Under Blue Cup. Cambridge: The MIT Press, 2011.

KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain. Formless: a User’s Guide. New York: Zone Books, 1999.LACAN, Jacques. O Seminário: Livro 11 – Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LÉVI–STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

LÉVI–STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. São Paulo: Cosac Naify, 2004. (Coleção Mitológicas, 1).

LÉVI–STRAUSS, Claude. Mito e significado. Lisboa: Edições 70, 2010.

LÉVI–STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

LYOTARD, Jean-François. Fiscourse Digure: the Utopia Behind the Scenes of the Phantasy. Theatre Journal, v. 35, n. 3, p. 333-357, Oct. 1983.

MITCHEL, W. J. Thomas. Landscape and Power.Chicago: The University of Chicago Press, 2002.

MORRIS, Robert. Notes on Sculpture. In: BATTCOCK, Gregory (ed.). Minimal Art: a Critical Anthology. New York: E.P. Dutton, 1968. p. 222-235.

OSBORNE, Peter. Quaderns Portàtils 28: October and the Problem of Formalism. Barcelona: Museod’Art Contemporani de Barcelona, 2012.

OSBORNE, Peter. Anywhere or Not at All: Philosophy of Contemporary Art. London: Verso Books, 2013.

QUINET, Antonio. Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos e outros ensaios estéticos. Lisboa: Edições 70, 2013.

SCHAPIRO, Meyer. Style. In: SCHAPIRO, Meyer. Theory and Philosophy of Art, Style, Artist and Society. New York: George Braziller, 1994. p. 51-102.

SIMMEL, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

SIMMEL, Georg. A Filosofia da Paisagem. Covilhã: LusoSofia Press, 2009.

SMITHSON, Robert. The Collected Writtings. New York: New York University Press, 1979.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diagramas na crítica de arte: Uma leitura dos quadrados estruturalistas de Rosalind Krauss. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 25, p. 166–204, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.26515. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/26515. Acesso em: 29 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 246

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.