Nacionalismo e ensino da Arte e do Desenho na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15469Resumo
Após a Primeira Guerra Mundial, ideais nacionalistas se fortaleceram nos países latino-americanos e influíram também sobre o ensino da Arte. Este artigo, apresenta contextos em que essas iniciativas se desenvolveram, enfocando alguns dos responsáveis por elas, como Best Mougard, José Vasconcellos e Alfredo Ramos Martinez.Downloads
Referências
BOWE, Nicola Gordon – Art and the national dream. The search for vernacu-lar expression in turn-of- century Design. Dublin:Irish Academic Press, 1993.
DANTO, Arthur. Unnatural Wonders. New York: Farrar, Straus, Giroux, 2005. KRAUSE, Enrique. , Biography of Power: A history of Modern Mexico (1810-1996). New York: Harper Collins Publishers ,1997. MATUTE, Laura Escuelas de Pintura al Aire Libre y Centros Populares de Pintura.Tese para Licenciatura no Departamento de História da Universidad Autó-noma do México. Posteriormente publicada (1987) pelo Instituto Nacional de Belas Artes INBA em livro com o mesmo título.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Ana Mae Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.







