A aventura de um educador-artista no ensino de artes cênicas com crianças nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32869

Palavras-chave:

prática de ensino em artes cênicas, teatro-educação, teatro na escola pública, jogos de improvisação, autonomia em crianças

Resumo

O presente trabalho reflete experiências da prática teatral com crianças de 7 e 8 anos das séries iniciais em uma escola do município de Cubatão/SP. Nos processos de ensino desenvolvidos buscou-se compreender como as narrativas das crianças, criadas por meio do jogo de improvisação possibilitam o aprendizado prático das artes cênicas e também oportunizam um espaço de fala das crianças sobre seus cotidianos. A investigação etnográfica possibilitou a descrição dos encontros das crianças com a arte, e ao mesmo tempo, os saberes e fazeres artísticos-pedagógicos do educador-artista. A estrutura de jogos de improvisação utilizadas nessas práticas oportunizou aos educandos e ao educador lerem seus mundos e também, em menor medida e mais modesta envergadura, recriar e criar novos mundos.

Biografia do Autor

Theda Cabrera, Instituto de Artes da UNESP- Universidade Estadual Paulista

Theda Cabrera é Pós- doutora (2016-2018/ USP) e Doutora em Educação (2011-2015/ USP), Mestre em Artes (2002-2004- Unicamp) e Bacharel em Artes Cênicas (1997-2000- Unicamp) e Licenciada em Artes Visuais (2020).

Desde 2000 atua como professora de teatro e artista educadora em programas de educação formal e não-formal junto a crianças, adolescentes e jovens. Atualmente atuo como professora em regime parcial na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.

Desde 2005 atua na formação de professores e como docente universitária em cursos de Arte, Educação e Cultura, com experiência em cursos universitários de Licenciatura em Arte/Educação- Teatro. Orientou TCCs e Mestrado , atuando diretamente na pesquisa acadêmica de educadores aplicada à ações educativas na Educação Básica.  

Francisco Souza da Silva, Professor na Prefeitura Municipal de Cubatão/ SP

Mestre em Artes pelo PROFARTES/UNESP/SP. Licenciado em Teatro pela UnB, licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela UNESP (2010). Atualmente leciona a disciplina de Artes para o Ensino Fundamental na rede de ensino municipal de Cubatão. Minhas áreas de estudos compreendem o jogo de improvisação, o Teatro de Formas Animadas em relação e intersecção com temáticas relacionadas as questões de gênero, étnicos culturais, cultura popular.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

PEREIRA, T. C. G. P.; SILVA, F. S. da . A aventura de um educador-artista no ensino de artes cênicas com crianças nos anos iniciais. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 95–129, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32869. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/32869. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos - Seção temática