O bibliotecário como um information doctor

Autores

  • Cláudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml

Palavras-chave:

Profissões, Bibliotecários, Profissionais da informação, Transformações no contexto, Abordagem clínica da informação, Information doctor

Resumo

As transformações sofridas pelas sociedades, a partir das últimas décadas do século XX e as primeiras décadas do século XXI, em especial a explosão informacional somada à mobilidade  e  a  conectividade, proporcionadas  pelas  novas  tecnologias  de  informação, alterou  radicalmente o  cenário  e  os  comportamentos dos  seres  humanos  em  sua interação  com  a  informação. O  cenário  globalizado  dessas  décadas  trouxe,  em  sua esteira,  algo  que  vem  sendo  descrito  como  a reinstitucionalização  do  trabalho. Novas formas  de  trabalhar vêm surpreendendo  os  trabalhadores  e  os  obrigando  a reajustarem suas  atividades e a reconstruírem sua  identidade  profissional, sob  pena de verem  seus nichos  de  trabalho  extintos  ou  ocupados  por  outros  profissionais. Essa  situação  é relevante para várias profissões, entre elas para os bibliotecários. O presente ensaio tem como  objetivo  apresentar  a  conjuntura  atual e  propor  uma  nova  perspectiva de  postura para os profissionais da informação em geral e para os bibliotecários em especial, frente às  demandas  da  contemporaneidade–construída a partir  dos  estudos  da  abordagem clínica da informação e descrita através da metáfora / neologismo “Information Doctor”. O propósito final seria oferecer sugestões para que esses profissionais pudessem buscar novas  qualificações,  habilidades  e  competências  para  acompanhar  o  passo  dessas transformações.

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Biografia do Autor

  • Cláudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

16.01.2015

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

O bibliotecário como um information doctor. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 65–79, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3075. Acesso em: 21 maio. 2025.

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