Vozes, memória e esquecimento
Sobre cantoras de ópera no Rio de Janeiro do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48629Palavras-chave:
Cantoras de ópera no Rio de Janeiro do séc. XIX, Ópera no Brasil, Imprensa no Brasil do séc. XIXResumo
O presente ensaio aborda dados sobre a representatividade de cantoras de óperas que atuaram no Rio de Janeiro do século XIX a partir de informações fornecidas pela imprensa carioca. A divulgação de informações do período supracitado contribuiu para fixar nomes de artistas estrangeiros que se apresentaram no Brasil de modo a favorecer, inclusive, o comércio local, com a venda de cartes de visites e partituras. Historicamente, nota-se, após a chegada desses artistas, uma sequência bifurcada: ou um desapontamento, seguido por lamúrias e debates nos jornais; ou o sucesso, às vezes gigantesco, levando a atitudes exacerbadas que não deixavam de chamar a atenção da imprensa.
Downloads
Referências
- Livros
MACEDO, Joaquim Manoel de. O moço loiro. Rio de Janeiro: Carlos Haring, 1845.
MACEDO, Joaquim Manoel de. A nebulosa. Rio de Janeiro: J. Villeneuve, 1857.
MACHADO DE ASSIS. Obras Completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.
SIMONI, LUÍS VICENTE DE. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 20 out. 2023. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/dicionario.
- Artigos em Periódicos
ALMEIDA, Anita. C. Lima de. Medicina em versos no Rio de Janeiro oitocentista: os escritos de Luís Vicente de Simoni. In: Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 267-282 jul | p. 267-282, 2013.
ARAÚJO PORTO-ALEGRE, M. de. Ideias sobre a Música. In: Nitheroy, Revista Brasiliense. Paris: Dauvin et Fontaine, t. 1, p. 160-183, 1836.
DIAS, Elaine. O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, (73), p. 170-193, 2019. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p170-193
GLIXON, Beth L. More on the Life and Death of Barbara Strozzi. In: The Musical Quarterly, Vol. 83, No. 1, p. 134-141, 1999.
GLIXON, Beth L. New Light on the Life and Career of Barbara Strozzi. In: The Musical Quarterly, Vol. 81, No. 2, p. 311-335, 1997.
JACKSON, K. D. Machado musical. Notas sobre música e escrita. In: Machado de Assis em Linha 12 (26), Abril 2019. https://doi.org/10.1590/1983-6821201912267
KÜHL, Paulo M. Construindo a ópera nacional: A Marília de Itamaracá de L. V. De-Simoni. In: Resonancias, vol. 20, n°39, julio-noviembre 2016, p. 113-135. DOI: 10.7764/res.2016.39.6
PENA, Martins. Folhetins - A Semana lírica. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1965.
RUTHERFORD, Susan. The prima donna and opera, 1815-1930. Cambridge [Inglaterra]: Cambridge University Press, 2006.
- Dissertação
HEISE, Pedro F. A introdução de Dante no Brasil: o Ramalhete poético do parnaso italiano de Luiz Vicente De Simoni. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007
- Libreto
SACRATI, Francesco; STROZZI, Giulio. La Finta Pazza. Veneza: Per Gio. Battista Surian, 1641. Disponível: https://www.loc.gov/item/2010666182/. Último acesso: 18 de outubro de 2023
- Vídeo
METIN, Selçuk. Leyla Gencer: La Diva Turca, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AHZRICOZM-8. Último acesso: 18 de outubro de 2023.