Vozes, memória e esquecimento

Sobre cantoras de ópera no Rio de Janeiro do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48629

Palavras-chave:

Cantoras de ópera no Rio de Janeiro do séc. XIX, Ópera no Brasil, Imprensa no Brasil do séc. XIX

Resumo

O presente ensaio aborda dados sobre a representatividade de cantoras de óperas que atuaram no Rio de Janeiro do século XIX a partir de informações fornecidas pela imprensa carioca. A divulgação de informações do período supracitado contribuiu para fixar nomes de artistas estrangeiros que se apresentaram no Brasil de modo a favorecer, inclusive, o comércio local, com a venda de cartes de visites e partituras. Historicamente, nota-se, após a chegada desses artistas, uma sequência bifurcada: ou um desapontamento, seguido por lamúrias e debates nos jornais; ou o sucesso, às vezes gigantesco, levando a atitudes exacerbadas que não deixavam de chamar a atenção da imprensa.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Mugayar Kuhl, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Titular do Instituto de Artes da UNICAMP, onde ensina desde 1993. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1987), mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1992), doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Pós-doutorado pela New York University (2008) e livre-docente pela UNICAMP (2012). Suas pesquisas versam sobre a História da Ópera no Brasil e em Portugal, especialmente nos séculos XVIII e XIX e sobre as relações culturais entre o Brasil, a Itália e a França. Também são temas de seu interesse a poética e as preceptivas artísticas, a iconografia musical, a voz, as cantoras e cantores, além da canção brasileira de concerto. De julho de 2021 a julho de 2023 foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UNICAMP. É membro da ABEMUS, da ARLAC (Sociedade Internacional de Musicologia) e dos conselhos editoriais do Bollettino del Centro Rossiniano di Studi (Itália), da Royal Musical Association Research Chronicle (Reino Unido) e do Cambridge Opera Journal (Reino Unido). Editou, junto com Axel Körner, o volume Italian Opera in Global and Transnational Perspective - Reimagining Italianità in the Long Nineteenth Century, publicado em 2022 pela Cambridge University Press.

Referências

- Livros

MACEDO, Joaquim Manoel de. O moço loiro. Rio de Janeiro: Carlos Haring, 1845.

MACEDO, Joaquim Manoel de. A nebulosa. Rio de Janeiro: J. Villeneuve, 1857.

MACHADO DE ASSIS. Obras Completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.

SIMONI, LUÍS VICENTE DE. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 20 out. 2023. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/dicionario.

- Artigos em Periódicos

ALMEIDA, Anita. C. Lima de. Medicina em versos no Rio de Janeiro oitocentista: os escritos de Luís Vicente de Simoni. In: Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 267-282 jul | p. 267-282, 2013.

ARAÚJO PORTO-ALEGRE, M. de. Ideias sobre a Música. In: Nitheroy, Revista Brasiliense. Paris: Dauvin et Fontaine, t. 1, p. 160-183, 1836.

DIAS, Elaine. O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, (73), p. 170-193, 2019. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p170-193

GLIXON, Beth L. More on the Life and Death of Barbara Strozzi. In: The Musical Quarterly, Vol. 83, No. 1, p. 134-141, 1999.

GLIXON, Beth L. New Light on the Life and Career of Barbara Strozzi. In: The Musical Quarterly, Vol. 81, No. 2, p. 311-335, 1997.

JACKSON, K. D. Machado musical. Notas sobre música e escrita. In: Machado de Assis em Linha 12 (26), Abril 2019. https://doi.org/10.1590/1983-6821201912267

KÜHL, Paulo M. Construindo a ópera nacional: A Marília de Itamaracá de L. V. De-Simoni. In: Resonancias, vol. 20, n°39, julio-noviembre 2016, p. 113-135. DOI: 10.7764/res.2016.39.6

PENA, Martins. Folhetins - A Semana lírica. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1965.

RUTHERFORD, Susan. The prima donna and opera, 1815-1930. Cambridge [Inglaterra]: Cambridge University Press, 2006.

- Dissertação

HEISE, Pedro F. A introdução de Dante no Brasil: o Ramalhete poético do parnaso italiano de Luiz Vicente De Simoni. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007

- Libreto

SACRATI, Francesco; STROZZI, Giulio. La Finta Pazza. Veneza: Per Gio. Battista Surian, 1641. Disponível: https://www.loc.gov/item/2010666182/. Último acesso: 18 de outubro de 2023

- Vídeo

METIN, Selçuk. Leyla Gencer: La Diva Turca, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AHZRICOZM-8. Último acesso: 18 de outubro de 2023.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Kuhl, P. M. (2023). Vozes, memória e esquecimento: Sobre cantoras de ópera no Rio de Janeiro do século XIX . Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 1(1), 1–17. https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48629

Edição

Seção

Ensaios