O Cancioneiro de Ernani Braga

por um resgate de obras esquecidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14789702

Palavras-chave:

Ernani Braga, Canção de Câmara Brasileira, Construção da performance da Canção

Resumo

Este artigo apresenta uma descrição do processo investigativo desenvolvido durante pesquisas sobre o compositor Ernani Braga e um recorte de sua obra escrita como canção de câmara para canto e piano, como relato dos procedimentos realizados ao recolher informações sobre o contexto em que foi composta, objetivando sua compreensão, performance e divulgação. Para oferecer aporte epistemológico, apoiei-me em autores como Nattiez, Braga e Travassos, concluindo da importância da contextualização para construção e aprimoramento da performance musical.

Referências

- Livros

BRITO, Vera B. S. Ernani Braga: maestro, compositor, pianista, professor –coletânea de dados sobre sua obra. Edição própria. Rio de Janeiro, 2008.

CACCIATORE, Olga G. Dicionário de cultos afro brasileiros: com origem das Palavras. Rio de janeiro, Forense Universitária, Instituto Estadual do Livro, 1977.

GRIER, James. The Critical Editing of Music.Cambridge: Cambridge University Press, 1996. 267p.

JÚNIOR, Eduardo F.; Dicionário Yorubá (Nagô) – Português. Edição Civilização Brasileira, 2ª Edição. 1993.

LODY, Raul. Dicionário de Arte Sacra E Técnicas Afro-Brasileiras. Pallas, Rio de Janeiro, 2003.

NATTIEZ, Jean-Jacques. 1990. Music and Discourse: Toward a Semiology of Music. trans. Carolyn Abbate. Princeton: Princeton University Press.

PEREIRA, Gisete. Ernani Braga: vida e obra. Recife: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, DSE/Departamento de Cultura, 1986.

- Capítulo de livro ou verbete assinado em enciclopédia

MEDEIROS, Fernanda Teixeira; TRAVASSOS, Elizabeth. Ao encontro da palavra cantada – poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001.

- Dissertações ou Teses

GROVERMANN, Celina Garcia Demonaco Tarragó. O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obra composta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940 . Dissertação de Mestrado. Porto Alegre, UFRG, 2011.

LOPES, Robson. A Afro-Brasilidade na Música para Canto e Piano no Ciclo Beiramar – Op. 21, De Marlos Nobre., Belo Horizonte, 270 pag. Dissertação de Mestrado. Escola de Música da UFMG. 2010.

MIRANDA, Sérgio Anderson de Moura. Five Songs of Northeastern Brazilian Folklore by Ernani Braga, Harmonized for Voice and Piano: a performance guide. 2010. Grand Forks, 2010, 100f. Dissertação (Master in Voice Performance) – School of Music, University of North Dakota, Grand Forks, 2010.

PEREIRA, José Ricardo Lopes. The Solo Vocal Music of Ernani Braga. Dezembro de 2007. Santa Barbara. 69 pag. Tese (Doctor of Musical Arts) – School of Music, University of California, Santa Barbara.

- Artigo em Periódico

MIRANDA S. A. e CAMARA A. A., Revista Brasileira De Música - Programa De Pós- Graduação em Escola De Música da UFRJ – Revisitando Ó Kinimba, p.144. Dezembro, 2017.

MOTTA, Roberto. O útil, o sagrado e o mais-que-sagrado no Xangô de Pernambuco. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 168-181, jun. 1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71831998000100009

- Partitura publicada

BRAGA, Ernani. Cinco canções nordestinas do folclore brasileiro. Buenos Aires, Ricordi Argentina S.A., 1944.

- Partitura manuscrita

BRAGA, Ernani.Oxum Aiacó. Pai Anselmo. São Paulo, 1947. Original. ACPM.

BRAGA, Ernani. Oxum Aiacó. Pai Anselmo. Bahía da Guanabara, 1962. FPO. ACPM.

BRAGA, Ernani. Ogun Kalaxó. Pai Anselmo. Recife:1934. Original. I CAB.

BRAGA, Ernani. Ogun Kalaxó. Pai Anselmo. Bahia da Guanabara: 1935. HCB. AHCB.

BRAGA, Ernani. Ogun Kalaxó. Pai Anselmo. Brasília: ? HCB. AHCB.

BRAGA, Ernani. Ogundê Uarêré. Pai Anselmo. São Paulo: 1947. HCB. AHCB.

BRAGA, Ernani. Ogundê Uarêré. Pai Anselmo. Recife: 1934. I CAB.

BRAGA, Ernani. Ogundê Xangodê. Pai Anselmo.Recife:1934,Pai Anselmo. I CAB.

BRAGA, Ernani. Ogundê Xangodê. Pai Anselmo.Bahía da Guanabara:1963.FPO. AP.

BRAGA, Ernani. Ogundê Xangodê. Pai Anselmo.Recife:1935. Original/Coral. ACPM.

BRAGA, Ernani. Toada de Xangô ÓKinimbá. Pai Anselmo.Recife:1935. Original.ACPM.

- Gravação em CD ou em vídeo

BRAGA, Ernani. Ogundê Uarêré. Álbum: Bidu Sayão - Opera Arias & Brazilian Folksongs. Gravação de 1947. Bidu Sayão, canto e Milne Charnley, piano. https://www.youtube.com/watch?v=lP91fCF8vps acesso em 07/07/2018.

JOHN Coltrane - Ogundê. Expression, 1967. Trane (ts); Alice (p); Jimmy Garrison (b); Rashied Ali (d). acesso em 07/07/2018. https://www.youtube.com/watch?v=tLiheGJ0U- A

- Entrevistas

GROVERMANN, Celina G. Delmonaco T.- Entrevista concedida por Vera Braga Brito em 24/04/2009. Rio de Janeiro. Gravador digital.

Downloads

Publicado

30-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Cancioneiro de Ernani Braga: por um resgate de obras esquecidas. (2024). Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 2(1), 1-21. https://doi.org/10.5281/zenodo.14789702

Artigos Semelhantes

1-10 de 31

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.