“Um abraço do samba ao semba”: diálogos musicais e políticos entre Angola e Brasil na década de 1980

Autores

  • Flávia Gomes Chagas Editora Senior - Revista Temporalidades Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós Graduação em História/Mestranda (Fapemig/PROEX)
  • Alexandre Reis dos Santos

Resumo

O presente artigo busca traçar um breve panorama sobre os intercâmbios musicais e políticos entre Angola e Brasil. Também tem por objetivo analisar de maneira sintética os discursos sobre as matrizes africanas da música brasileira expressados por músicos e intelectuais negros e não negros entres as décadas de 1970 e 1980. Os referidos discursos influenciaram a realização do Projeto Kalunga: quando uma comitiva de dezenas de músicos brasileiros excursionou por Angola em plena guerra civil no ano de 1980. Outra intenção é examinar a influência do samba brasileiro sobre o semba angolano e que sentidos podem ser extraídos destas trocas culturais acerca da agência política dos músicos angolanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

31-05-2019

Como Citar

REIS DOS SANTOS, Alexandre. “Um abraço do samba ao semba”: diálogos musicais e políticos entre Angola e Brasil na década de 1980. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 163–180, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/12682. Acesso em: 14 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)