“Um abraço do samba ao semba”: diálogos musicais e políticos entre Angola e Brasil na década de 1980
Resumen
O presente artigo busca traçar um breve panorama sobre os intercâmbios musicais e políticos entre Angola e Brasil. Também tem por objetivo analisar de maneira sintética os discursos sobre as matrizes africanas da música brasileira expressados por músicos e intelectuais negros e não negros entres as décadas de 1970 e 1980. Os referidos discursos influenciaram a realização do Projeto Kalunga: quando uma comitiva de dezenas de músicos brasileiros excursionou por Angola em plena guerra civil no ano de 1980. Outra intenção é examinar a influência do samba brasileiro sobre o semba angolano e que sentidos podem ser extraídos destas trocas culturais acerca da agência política dos músicos angolanos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).