A estruturação das aulas particulares frente ao sistema régio
Perspectivas e vislumbres das práticas educativas e seus lugares sociais em Minas Gerais – Séculos XVIII e XIX
Resumo
Ao longo do tempo muito se postulou em relação as práticas educativas no Brasil Colônia. Nesse aspecto, grande parte desses trabalhos direcionaram o seu olhar para as reformas pombalinas e a questão dos professores régios. Entretanto, ainda permanece uma constante dentre tantas outras: a presença de professores particulares em meio ao sistema régio. Destarte, cabe aqui, portanto, uma problematização a respeito de como esse cenário se configurou e sob quais aspectos ele existiu. Por meio de uma documentação e catalogação dos professores régios e particulares e, concomitantemente, uma abrangência do período que data de 1760 a 1820, aloca-se como objeto de análise a Comarca do Rio das Velhas – com enfoque nas localidades de Sabará e Santa Luzia – de modo que, a partir disso, torna-se possível realizar um estudo comparativo e perceber a atuação conjunta desses dois grupos. Assim, depreende-se a relação desses indivíduos perante o escopo social, tal como as suas redes de sociabilidade. De suma importância, essa pesquisa fornece um esclarecimento dos ideais sobre o Brasil e os seus processos e práticas de conformação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).