Pensar o Centro Histórico de Manaus frente ao processo de normatização
relatos, memórias, vidas e vindas
Resumo
O Dossiê de Tombamento do Centro Histórico de Manaus/AM, produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, ao tempo em que apresenta os critérios que subsidiam a escolha do sítio urbano como objeto de salvaguarda, lança o desafio da gestão desse espaço enquanto patrimônio cultural a partir de normas que visam regulamentar o processo de “fazer a cidade”. Este trabalho apresenta as abordagens desenvolvidas no processo de normatização do Centro de Manaus. Inclui a realização de uma pesquisa social que visa levantar dados para compatibilizar em normas o olhar técnico ao da percepção social. Nesse sentido, a abordagem coopera para “pensar a cidade” gerando a aproximação àqueles que percebem, atribuem valores e apropriam-se dos bens edificados e espaços do centro histórico, os detentores. Em suma, essa experiência, que ora se relata, endossa o debate em torno da política do patrimônio cultural urbano e a sua relação intrínseca aos aspectos da cultura imaterial que lhe garantem valor e reconhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).