O vilancico de Natal no mundo ibérico (1640)
Resumo
Este presente artigo tem como proposta apresentar o vilancico como uma valiosa fonte histórica para o mundo ibérico moderno. Desse modo, apresentar-se-á o que é o vilancico, quais as suas características, que elementos compõem a sua escrita, além de traçar paralelos com outras fontes usadas pela historiografia. Surgido na Península Ibérica, o vilancico teve um importante papel nas festas e rituais religiosos modernos, sendo considerada, na Espanha, música de Estado. Contribuiu para o engradecimento da figura real. Serão estabelecidas as relações dos vilancicos com as festas e rituais religiosos, além da discussão sobre o seu caráter sacro-profano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Laís Morgado Marcoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).