O vilancico de Natal no mundo ibérico (1640)
Resumen
Este presente artigo tem como proposta apresentar o vilancico como uma valiosa fonte histórica para o mundo ibérico moderno. Desse modo, apresentar-se-á o que é o vilancico, quais as suas características, que elementos compõem a sua escrita, além de traçar paralelos com outras fontes usadas pela historiografia. Surgido na Península Ibérica, o vilancico teve um importante papel nas festas e rituais religiosos modernos, sendo considerada, na Espanha, música de Estado. Contribuiu para o engradecimento da figura real. Serão estabelecidas as relações dos vilancicos com as festas e rituais religiosos, além da discussão sobre o seu caráter sacro-profano.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Laís Morgado Marcoje
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).