Os Outros de Ryukyu/Okinawa
Tessituras Identitárias no Discurso Literário
Resumo
Com este artigo, busca-se demonstrar como a identidade do sujeito subjugado (SPIVAK, 2010) pode ser identificada nas produções discursivas literárias (MAINGUENEAU, 2018), enquanto as diversas formas de uso do Outro permeiam essa manifestação (SAID, 2007; 2011). Para isso, além da contextualização histórica, analisou-se o mangá "Okinawa" de Susumu Higa. A fonte analisada apresenta expressões de uma identidade ryukyuana/okinawana, que acompanhou seu povo, indicando diferenças entre ser ryukyuano/okinawano e o ser japonês. Dessa forma, corrobora-se com a pertinência de ouvir a voz do sujeito subjugado para o aprimoramento das relações individuais e coletivas, em um contexto contemporâneo em que a violência da colonialidade ainda persiste.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriela Franco Uechi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).