Os Outros de Ryukyu/Okinawa
Tessituras Identitárias no Discurso Literário
Abstract
Com este artigo, busca-se demonstrar como a identidade do sujeito subjugado (SPIVAK, 2010) pode ser identificada nas produções discursivas literárias (MAINGUENEAU, 2018), enquanto as diversas formas de uso do Outro permeiam essa manifestação (SAID, 2007; 2011). Para isso, além da contextualização histórica, analisou-se o mangá "Okinawa" de Susumu Higa. A fonte analisada apresenta expressões de uma identidade ryukyuana/okinawana, que acompanhou seu povo, indicando diferenças entre ser ryukyuano/okinawano e o ser japonês. Dessa forma, corrobora-se com a pertinência de ouvir a voz do sujeito subjugado para o aprimoramento das relações individuais e coletivas, em um contexto contemporâneo em que a violência da colonialidade ainda persiste.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gabriela Franco Uechi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).