A saúde pública no contexto brasileiro oitocentista: as legislações em matéria de saúde e seus agentes durante as décadas de 1820/30, e início de 1840
The 1820s and health legislation and its agents
Resumo
O presente artigo busca fazer uma análise empírica sobre como estava montado o universo legislativo em matéria de saúde pública. Neste sentido há que se considerar que as temáticas de saúde (que envolviam na prática variados objetos, todos concernentes à manutenção da saúde do corpo, e de como torná-lo mais saudável) vinham ganhando gradativa importância ao longo dos anos – em especial ao longo do século XVIII –, em diversas monarquias europeias (inclusive a portuguesa), pois estava associada a ideias como o aumento da população “faz a riqueza das nações”. Concepções que tornavam o cuidado com a saúde em sinônimo de aumento do Estado, numa chave analítica própria de correntes como o cameralismo, segundo o qual caberia ao monarca o cuidado da saúde da população, agora entendida em sua dimensão biológica. Neste sentido, intenta-se com este artigo refletir sobre a seguinte questão: Pode-se afirmar (com base nas legislações brasileiras) que os objetos de saúde estavam na “mira” das governanças brasileiras?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pâmela Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).