Reconfigurar o Tradicional: A Fonte Escrita e a Crítica ao Discurso Ocidental no Ensino de História
Palavras-chave:
Fontes Históricas; Precarização; Pós-Colonialismo.Resumo
Neste artigo, nos propomos a pensar a utilização e fontes históricas em suportes escritos em sala de aula. Apesar de ser amplamente considerada pela bibliografia especializada como um tipo de suporte “tradicional”, consideramos importante pensar como trabalhá-las de maneira mais abrangente, principalmente devido ao cenário de precariedade das escolas públicas brasileiras devido ao baixo investimento financeiro em todas as instâncias. É comum faltar equipamentos que permitam trabalhar outros suportes de fontes históricas, seja em vídeo, imagem ou som. Assim, a partir das premissas da metodologia pós-colonial, pensaremos a própria concepção de fonte histórica, bem como analisaremos historicamente as mudanças na forma de interpretá-las e usá-las em sala de aula. Em seguida, retomamos o debate sobre a precarização escolar e propomos, a partir de exemplos, o trabalho e problematização de fontes escritas em sala de aula, para além de uma proposta de educação bancária e explicitando os próprios limites do discurso Ocidental.
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