A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico
Palavras-chave:
História da ciência, História da física, Ensino.Resumo
Ao avaliar a necessidade e a possibilidade de um encaixe prévio do aluno no contexto histórico dos tópicos abordados nas aulas de física clássica, tem-se que apesar de reconhecida a relevância do uso desta ferramenta para o ensino de física, ela é pouco e má utilizada.
A partir desta observação, lamenta-se o escasso aproveitamento de uma ferramenta que aliada a exposição conceitual e a construção de experimentos, recriando o evento histórico, pode minimizar alguns obstáculos enfrentados pelo aluno que inicia seus estudos a cerca dos fenômenos da natureza.
Downloads
Referências
SÉRÉ, M. G. A Imagem das Ciências Experimentais e a Formação para a Cidadania e a Pesquisa. Porto Alegre, v. XXIV, n. 44, p. 57-81, 2001.
SILVA. Cibelle Celestino. MARTINS. Roberto de Andrade. A teoria das cores de Newton: Um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência E Educação, ISSN-e 1980-850X, Vol. 9, Nº. 1, 2003, págs. 53-65.
MARTINS, Roberto de Andrade. Estudos de História e Filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino. Livraria da Física, São Paulo, 2006.
PAIVA, Thais. Analfabetos científicos. Observatório juventude, 2014. Disponível em: <http://www.juventudect.fiocruz.br/analfabetos-cientificos > Acesso em: 01 de março de 2018.
MEDEIROS, E. A. Dos Santos L. F. Motor elétrico de Faraday – Um marco no desenvolvimento da física e um experimento para remontar em sala de aula. Revista do Professor de Física. Brasília, vol. 1, n. 1, 2017.
MATTHEWS, Michael R. História, filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual da reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.
BASSALO, José Maria Filardo. A Importância do Estudo da História da Ciência. Revista da SBHC, n.8, p.57-66, 1992.
Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio - Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. P.229. MEC/SEMTEC, Brasília, 1999.
SILVA. Cibelle Celestino. A teoria de aprendizagem verbal significativa de David Ausubel. Disponível em: <http://www.ifsc.usp.br/~cibelle/psicologia_aulas/ausubel.ppt> Acesso em: 03 de fevereiro de 2018.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).