A utilização da história da ciência como instrumento facilitador para o aprendizado da física clássica no ensino básico

Autores

  • Renan de Melo Alencar Universidade Estadual do Pará / Universidade Federal do Pará
  • Sérgio Yury Almeida da Silva Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

História da ciência, História da física, Ensino.

Resumo

Ao avaliar a necessidade e a possibilidade de um encaixe prévio do aluno no contexto histórico dos tópicos abordados nas aulas de física clássica, tem-se que apesar de reconhecida a relevância do uso desta ferramenta para o ensino de física, ela é pouco e má utilizada.

A partir desta observação, lamenta-se o escasso aproveitamento de uma ferramenta que aliada a exposição conceitual e a construção de experimentos, recriando o evento histórico, pode minimizar alguns obstáculos enfrentados pelo aluno que inicia seus estudos a cerca dos fenômenos da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan de Melo Alencar, Universidade Estadual do Pará / Universidade Federal do Pará

Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Pará (2018). Graduado em Licenciatura plena em Ciências Naturais com Habilitação em Física (2015) Pela Universidade do Estado do Pará, tem experiência como docente na área de ciências, com ênfase em física no ensino básico público e particular. Atua principalmente nas linhas de pesquisa referentes ao ensino e a história da ciência, analisando a relevância e eficacia da história como metodologia para o ensino da física no ensino básico.

Sérgio Yury Almeida da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduado no Curso de Ciências Naturais - Física, Universidade do Estado do Pará - UEPA (2010-2013). Experiência profissional no Centro de ciências Planetário do Pará. Atua principalmente na área de física experimental com material alternativo.

 

Referências

FILHO, Luiz Rufino de França. ASSIS JUNIOR, Pedro Carlos. OLIVEIRA, Félix Miguel. A História Da Física No Contexto Escolar Do Ensino Médio No Município De Desterro – PB. Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia/UEPB, PB 2012.

SÉRÉ, M. G. A Imagem das Ciências Experimentais e a Formação para a Cidadania e a Pesquisa. Porto Alegre, v. XXIV, n. 44, p. 57-81, 2001.

SILVA. Cibelle Celestino. MARTINS. Roberto de Andrade. A teoria das cores de Newton: Um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência E Educação, ISSN-e 1980-850X, Vol. 9, Nº. 1, 2003, págs. 53-65.

MARTINS, Roberto de Andrade. Estudos de História e Filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino. Livraria da Física, São Paulo, 2006.

PAIVA, Thais. Analfabetos científicos. Observatório juventude, 2014. Disponível em: <http://www.juventudect.fiocruz.br/analfabetos-cientificos > Acesso em: 01 de março de 2018.

MEDEIROS, E. A. Dos Santos L. F. Motor elétrico de Faraday – Um marco no desenvolvimento da física e um experimento para remontar em sala de aula. Revista do Professor de Física. Brasília, vol. 1, n. 1, 2017.

MATTHEWS, Michael R. História, filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual da reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.

BASSALO, José Maria Filardo. A Importância do Estudo da História da Ciência. Revista da SBHC, n.8, p.57-66, 1992.

Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio - Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. P.229. MEC/SEMTEC, Brasília, 1999.

SILVA. Cibelle Celestino. A teoria de aprendizagem verbal significativa de David Ausubel. Disponível em: <http://www.ifsc.usp.br/~cibelle/psicologia_aulas/ausubel.ppt> Acesso em: 03 de fevereiro de 2018.

Downloads

Publicado

2018-05-29