“Distinta e competente educadora”

educação, cidadania e raça na trajetória de uma intelectual negra

Autores

  • Jonatas Roque Ribeiro Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Neste artigo, procuro refletir sobre a trajetória da intelectual e professora negra Áurea Gregorina Bicalho (1884-1967), nascida em Juiz de Fora, Minas Gerais, cidade onde viveu e atuou profissionalmente. O intento é esmiuçar a história de vida (ou parte dela) de uma mulher que enfrentou – e superou – vários obstáculos de seu tempo. Especificamente, a ideia é compreender, através de abordagens biográficas, como educação, cidadania e raça, fizeram parte da sua trajetória e, ao mesmo tempo, foram questões abordadas por ela em sua atuação pública como intelectual e professora. Para tal, a investigação se concentrou na análise da imprensa local como meio de reconstruir a trajetória da professora Áurea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonatas Roque Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorado em andamento em História pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2016) e Graduação em História pela Universidade do Vale do Sapucaí (2013). Desenvolve pesquisas nas áreas de história social, história do Brasil, pós-abolição, associativismo negro, história do trabalho, clubes sociais negros em Minas Gerais.

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

RIBEIRO, Jonatas Roque. “Distinta e competente educadora”: educação, cidadania e raça na trajetória de uma intelectual negra. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 111–140, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/14689. Acesso em: 24 dez. 2025.