Um mestre sem discípulos

Claude-Henri Gorceix e o ensino secundário no Brasil imperial

Autores/as

  • Danilo Araujo Moreira Universidade Federal de Ouro Preto

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir a atuação de um personagem importante no cenário educacional e científico do Brasil nos finais do século XIX, o professor, engenheiro e cientista francês Claude-Henri Gorceix. Por meio do envolvimento desse sujeito nos debates acerca da educação escolar no Império, buscamos analisar as nuances, as barreiras e as vicissitudes que marcaram o processo de organização do ensino público – sobretudo no nível secundário – no Brasil e, mais especificamente, em Minas Gerais. Nas páginas que se seguem, analisamos a participação de Henri Gorceix no debate sobre a instrução pública, visando identificar as ideias mobilizadas pelo professor a respeito do ensino secundário, e os problemas e as lacunas apontadas por ele como marcas desse ramo do ensino no Brasil. De outra parte, buscamos lançar luz também sobre a atuação de Gorceix como um “intelectual mediador”, ao destacar sua participação no intercâmbio entre diferentes culturas escolares no período estudado.

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Publicado

2019-09-30