O Golpe Civil-Militar e os usos da fotografia na Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil - edições de 31.03.1964 e 02.04.1964.
Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar os usos da fotografia dentro da construção narrativa jornalística nos periódicos Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo durante o golpe civil-militar de 1964 no Brasil a partir do ponto de vista do Dialogismo proposto por Mikhail Bakhtin/Volóchinov. Para tanto, foram escolhidas duas datas chave para o entendimento do comportamento de cada jornal. A partir de uma proposta de desconstrução analítica das imagens, foram observadas através de variações no uso da linguagem fotográfica algumas diferenças de abordagem entre as duas publicações, ora mais pragmática na defesa de seus interesses, ora mais permissiva na formulação narrativa. Compreender os caminhos da construção narrativo-discursiva e os diferentes usos das linguagens disponíveis, pode ajudar a criar novos entendimentos sobre a importância e o papel da disputa discursiva dentro da compreensão do que foi a Ditadura Civil-Militar no Brasil e sua relação com a imprensa nacional.
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