Usabilidade de design e usabilidade pedagógica a partir do olhar do aluno em EAD: uma análise comparativa entre dois ambientes virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.20-28Palabras clave:
Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Mediação. Usabilidade de Design. Usabilidade Pedagógica.Resumen
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas turmas de cursos de graduação a distância em que uma utiliza um Software Livre e a outra, um Software Proprietário como Ambiente Virtual de Aprendizagem. A pesquisa busca analisar de que forma a Usabilidade de Design e a Usabilidade Pedagógica desses ambientes comprometem o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, parte-se da análise dos testes de usabilidade, com ênfase nos graus de dificuldade e de acessibilidade dos conteúdos, e dos objetos de mediação presentes nesses ambientes para a construção de um processo de ensino e aprendizagem eficaz. Os resultados mostram que ainda há necessidade de desenvolver interfaces que permitam a interação e a produção do conhecimento de forma simples e eficiente entre professores e alunos, utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem. Conclui-se que os ambientes investigados possuem entraves que comprometem a eficácia na mediação entre professores, conteúdos e alunos. Contudo, a partir das análises, algumas pistas, como regras para padronização da interface, apontam para possíveis resoluções dos problemas.
Descargas
Citas
CARVALHO, Alan H. P. de; COSTA, Ivan T. A usabilidade e os sites de educação a distância. Revista Paidéi@. vol. 1, n. 1. Santos, 2008. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path%5B%5D=26&path%5B%5D=19/. Acesso em: 26 jan. 2010.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. Reference number ISO 9241-11:1998(E).Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs) - Part 11: Guidance on usability. [S. l.], 1998.
MARTINS, Maria de Lourdes Oliveira. O papel da usabilidade no ensino à distância mediado por computador. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. Disponível em: http://www.slideshare.net/lourdes.martins/usabilidade-2004-lourdes-martins. Acesso em: 13 mai. 2009.
MARTINS, Maria de Lourdes Oliveira; BARBOSA, Ana Cristina Chagas. Usabilidade: a importância de testar interfaces para o ensino a distância mediado pelo computador. 2006. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc031.pdf. Acesso em: 25 jan. 2010.
VETROMILLE-CASTRO, Rafael. O papel da usabilidade no ensino de inglês para leitura mediado por computador. 2003. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.