Usabilidade de design e usabilidade pedagógica a partir do olhar do aluno em EAD: uma análise comparativa entre dois ambientes virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.20-28Keywords:
Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Mediação. Usabilidade de Design. Usabilidade Pedagógica.Abstract
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas turmas de cursos de graduação a distância em que uma utiliza um Software Livre e a outra, um Software Proprietário como Ambiente Virtual de Aprendizagem. A pesquisa busca analisar de que forma a Usabilidade de Design e a Usabilidade Pedagógica desses ambientes comprometem o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, parte-se da análise dos testes de usabilidade, com ênfase nos graus de dificuldade e de acessibilidade dos conteúdos, e dos objetos de mediação presentes nesses ambientes para a construção de um processo de ensino e aprendizagem eficaz. Os resultados mostram que ainda há necessidade de desenvolver interfaces que permitam a interação e a produção do conhecimento de forma simples e eficiente entre professores e alunos, utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem. Conclui-se que os ambientes investigados possuem entraves que comprometem a eficácia na mediação entre professores, conteúdos e alunos. Contudo, a partir das análises, algumas pistas, como regras para padronização da interface, apontam para possíveis resoluções dos problemas.
Downloads
References
CARVALHO, Alan H. P. de; COSTA, Ivan T. A usabilidade e os sites de educação a distância. Revista Paidéi@. vol. 1, n. 1. Santos, 2008. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path%5B%5D=26&path%5B%5D=19/. Acesso em: 26 jan. 2010.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. Reference number ISO 9241-11:1998(E).Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs) - Part 11: Guidance on usability. [S. l.], 1998.
MARTINS, Maria de Lourdes Oliveira. O papel da usabilidade no ensino à distância mediado por computador. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. Disponível em: http://www.slideshare.net/lourdes.martins/usabilidade-2004-lourdes-martins. Acesso em: 13 mai. 2009.
MARTINS, Maria de Lourdes Oliveira; BARBOSA, Ana Cristina Chagas. Usabilidade: a importância de testar interfaces para o ensino a distância mediado pelo computador. 2006. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc031.pdf. Acesso em: 25 jan. 2010.
VETROMILLE-CASTRO, Rafael. O papel da usabilidade no ensino de inglês para leitura mediado por computador. 2003. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.