A dança em cena: do palco à tela do computador: uma análise semiótica

Autores

  • Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.68-75

Resumo

Na dança, quando o espaço cênico de representação, com todas as suas peculiaridades, atrela-se aos espaços do corpo em representação, as plasticidades se fundem, dilatando-se em sentidos pelas imagens, que concretizam a teia do imaginário do ser. Elas refletem associações, impregnações, identidades, muitas vezes imperceptíveis, mas significativas, pois provocam intuições, fulgurações e sensações em todos: criadores, dançarinos, plateia, e nas inúmeras possibilidades entre enunciadores e enunciatários. Um dos objetivos deste trabalho é compreender traços da dramaturgia da dança na tela do computador, tendo a semiótica francesa como via de acesso. O corpus desta análise é a obra coreográfica “Sagração da Primavera” (1980), de Pina Bausch, publicada no YouYube. De maneira geral, a semiótica greimasiana nos ajudou a descrever e, assim, compreender um pouco mais sobre os percursos da geração de sentido do texto analisado e dos valores associados a ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. A comunicação humana. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à lingüística, São Paulo: Ed. Contexto, 2003.

BERTRAN, Denis. Caminhos da semiótica literária. São Paulo: EDUSC, 2003.

FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. São Paulo: Humanitas, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julien. Conditions d’une sémiotique du monde naturel. In: GREIMAS, Algirdas Julien. Langages: pratiques et langages gestuels. Paris: Didier/Larousse, 1968.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica e ciências sociais. Sao Paulo: Cultrix, 1981.

GREIMAS, Algirdas Julien; FOTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MATTE, Ana Cristina Fricke; LARA, Glaucia Muniz Proença. Um panorama da semiótica greimasiana. FALE/UFMG. (Anotações de aula), 2009.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

SITES PESQUISADOS

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1682335,00.htm. Acesso em 18 de novembro de 2011.

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1682335,00.htm. Acesso em 18 de novembro de 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=NOTjyCM3Ou4&feature=related. Parte 1: Sagração da Primavera Acesso em 18 de novembro de 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=gkGsdaanVxA&feature=related. Parte 2: Sagração da Primavera Acesso em 18 de novembro de 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=rgo6urNGTxE&feature=related. Parte 3: Sagração da primavera Acesso em 18 de novembro de 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=tsBtdtkaurc&feature=related. Parte 4: Sagração da Primavera. Acesso em 18 de novembro de 2011.

Downloads

Publicado

03-10-2011

Como Citar

DINIZ, I. C. V. C. A dança em cena: do palco à tela do computador: uma análise semiótica. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 4, n. 1, p. 68–75, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.4.1.68-75. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16589. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)