A dança em cena: do palco à tela do computador: uma análise semiótica

Autores

  • Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.68-75

Resumo

Na dança, quando o espaço cênico de representação, com todas as suas peculiaridades, atrela-se aos espaços do corpo em representação, as plasticidades se fundem, dilatando-se em sentidos pelas imagens, que concretizam a teia do imaginário do ser. Elas refletem associações, impregnações, identidades, muitas vezes imperceptíveis, mas significativas, pois provocam intuições, fulgurações e sensações em todos: criadores, dançarinos, plateia, e nas inúmeras possibilidades entre enunciadores e enunciatários. Um dos objetivos deste trabalho é compreender traços da dramaturgia da dança na tela do computador, tendo a semiótica francesa como via de acesso. O corpus desta análise é a obra coreográfica “Sagração da Primavera” (1980), de Pina Bausch, publicada no YouYube. De maneira geral, a semiótica greimasiana nos ajudou a descrever e, assim, compreender um pouco mais sobre os percursos da geração de sentido do texto analisado e dos valores associados a ele.

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Publicado

2011-10-03

Como Citar

DINIZ, I. C. V. C. A dança em cena: do palco à tela do computador: uma análise semiótica. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 4, n. 1, p. 68–75, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.4.1.68-75. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16589. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia

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