O semissimbolismo na dança

Autores

  • Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.1.148-157

Palavras-chave:

Semissimbolismo. Semiótica Francesa. Dança.

Resumo

Há textos em que o plano da expressão funciona apenas como veículo do conteúdo, mas, em outros casos, o plano da expressão passa a fazer sentido e ser objeto de estudo quando há também uma relação entre uma forma de expressão e uma forma de conteúdo. Para a semiótica francesa, essa relação entre o plano de conteúdo e o plano da expressão é chamada de semissimbólica e é arbitrária porque é sempre fixada em determinado contexto. Por ser um caso particular de comunicação gestual (visual-auditiva), a dança se expressa sincreticamente, relacionacionando-se a seu percurso gerativo de sentido o plano da expressão e o plano do conteúdo, constituindo sistemas semissimbólicos. O objetivo desse artigo é promover uma aproximação entre a Dança e a Semiótica, focalizando, sob a luz da semiótica francesa, o sistema semissimbólico. Como aplicação, fazemos uma pequena análise do espetáculo de dança Le Sacre du Printemps, de Pina Bausch.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Tem Pós-graduação em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS (1995) e Lazer pela EEFFTO/UFMG (1995). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) defendendo a dissertação intitulada A Motivação Humana e o Gesto Técnico no Contexto da Dança . Formada em Dança/Balé Clássico pela Fundação Clóvis Salgado Palácio das Artes/BH e pelo Studio Joaquim Ribeiro do Carmo/BH (1982). Bailarina Profissional e Coreógrafa desde 1982 com trabalhos no Brasil e no Exterior. Foi Coordenadora do Campo do Lazer (Secretaria Municipal de Esportes PBH de 1986 a 1989) e Docente nas áreas da Educação Física e Dança em diversas instituições. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais atuando como docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional-EEFFTO. Coordenadora do Programa de Dança Experimental da EEFFTO/UFMG e de seus projetos desde 2000. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança e Estudos Integrados em Dança; no Grupo de Pesquisa Teatro e Dança-Teatro e no Grupo de Pesquisa Semiofon: Semiose e Fonoestilística. É Líder do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança e das Linhas de Pesquisa Dança, linguagem e interdisciplinaridade; Dança, arte, educação, cultura e lazer; Dança e Performance . Doutoranda em Estudos Linguisticos na Pós-Lin/FALE/UFMG desenvolvendo o tema da Dança- linguagem no Ciberespaço. Doutorado Sanduiche na Paris IV-Sorbonne/França. Bolsista CAPES - PDSE 030-12-0.

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Publicado

22-03-2014

Como Citar

DINIZ, I. C. V. C. O semissimbolismo na dança. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 7, n. 1, p. 148–157, 2014. DOI: 10.17851/1983-3652.7.1.148-157. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16664. Acesso em: 5 nov. 2024.